TEXTO I
Usina no coração da floresta
[…]
Última fronteira a ser desbravada, a Amazônia pode gerar 121.246 MW, equivalentes a 48,72% do potencial do país. Além das hidrelétricas, outras 11 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) estão em rios amazônicos – cinco em obras e seis já outorgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
– Estamos planejando com o maior cuidado e procurando reduzir ao mínimo o impacto – afirma Altino Ventura, secretário de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.
Se forem acrescentadas à lista as usinas de Estreito e Santo Antônio, que entraram em operação em 2011, as novas usinas vão gerar 42.529 MW, o que significa aumento de 53,9% na capacidade instalada do país.
– Metade da energia prevista para entrar no sistema até 2020 está na Amazônia. Podemos abrir mão? – indaga Ventura.
[…]
Disponível em: <https://bityli.com/OS2rC>. Acesso em: 20 fev. 2021 (Adaptação).
TEXTO II
Hidrelétricas na Amazônia: um mau negócio para o Brasil e para o mundo
A construção de grandes hidrelétricas na Amazônia tem sido apresentada como indispensável para garantir o crescimento do país. No entanto, exemplos recentes de instalação dessas usinas na maior floresta tropical do mundo estão mostrando que, na realidade, elas não passam de uma falsa solução – e estão longe de ser limpas ou sustentáveis.
Atropelamento de direitos humanos, impactos profundos na biodiversidade e nas comunidades tradicionais, violação de leis e acordos internacionais e denúncias de corrupção generalizada (como se viu a partir de depoimentos da Operação Lava Jato sobre a usina de Belo Monte, no Rio Xingu) são alguns exemplos que têm caracterizado a construção de hidrelétricas na região. Além de todos esses problemas, as usinas instaladas em áreas de floresta tropical emitem quantidades consideráveis de gases de efeito estufa – dióxido de carbono e metano – como resultado da degradação da vegetação alagada e do solo. Com todos esses impactos na balança, é impossível classificar as hidrelétricas como energia limpa.
[…]
Disponível em: <https://bityli.com/7et1n>. Acesso em: 20 fev. 2021 (Adaptação).
Tendo como base as informações dos textos motivadores e seus conhecimentos sobre o assunto, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa explicitando sua opinião acerca da construção de hidrelétricas na Amazônia. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos autorais e novos fatos para a defesa de seu ponto de vista, tendo em vista, também, as consequências negativas da construção ou não desses empreendimentos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TEXTO I
Inclusão digital: o que é e como funciona o processo de democratização das tecnologias digitais
A inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia e deixá-la acessível ao maior número de pessoas.
Assim, a qualidade de vida das minorias melhora e elas podem pensar além, em outras perspectivas.
A inclusão digital é, primeiramente, uma conversa ampla. É uma extensão natural, para o ambiente digital, de algo que existe pelas diferenças sociais e culturais que permanecem na sociedade.
No Brasil, não é diferente. A desigualdade social, cultural e física entre as pessoas acaba gerando ainda mais segregação entre elas. A chegada dos computadores e da Internet estava sendo exatamente…
Leia os textos motivadores a seguir para produzir sua redação.
TEXTO I
Apresentamos uma proposta de inclusão do ensino de Noções de Direito, uma ciência que faz parte do nosso cotidiano, para que os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio tenham uma visão mais apurada dos conceitos de Estado e cidadania.
Assim como são ministradas outras matérias, como Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, entre outras, em razão de sua importância, seria de igual relevância ensinar noções de Ciências Jurídicas.
A ideia é simples: incluir na grade curricular aulas de Direito, de forma elementar, instruindo os alunos acerca do funcionamento das instituições do Estado, bem como uma breve explanação d…
Leia os textos motivadores a seguir.
TEXTO I
Federação Paulista lança ação para incentivar presença das mulheres nos estádios
A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes que disputam o torneio estadual criaram uma ação para ampliar a presença das mulheres nos estádios em São Paulo. É o movimento #ElasNoEstádio.
[…]
Para planejar as ações, a entidade encomendou duas pesquisas de opinião entre mulheres. A última delas, realizada pelo Ibope / Repucom em dezembro, indicou que familiares ou amigos próximos costumam desencorajar a ida delas aos estádios. Neste contexto, as entrevistadas relatavam falta de companhia ou incentivo de seu círculo social para ir aos jogos.
Para ilustrar o proc…



