INSTRUÇÃO: Leia os textos motivadores a seguir.
TEXTO I
Como você está? Como está sua saúde mental?
[…]
Não existe, porém, uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida: alegria, felicidade, tristeza, raiva, frustração, satisfação, entre outras.
Como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.
Assim, tê-la ou alcançá-la está muito longe da ausência de transtornos mentais. O desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais. Podemos dizer que a saúde mental contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros — algo muito maior e anterior ao início dos transtornos mentais. Manter a saúde mental, no entanto, não é tão simples quanto parece, principalmente nos dias de hoje. São muitos problemas.
Disponível em: https:/Wwww.einstein.br/saudemental. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO II

TEXTO III
Basta aparecer uma dor no corpo que a maioria das pessoas corre para o médico. Mas é difícil ver a mesma urgência quando se trata de uma doença psíquica, porque acredita-se que ela não coloca a vida em risco. Só que não é bem assim.
“Há muitas causas de adoecimento grave e de morte que têm algum componente comportamental, como consumo de substâncias que agravam a saúde física, autolesão e suicídio”, aponta Jocelaine Silveira, professora de psicologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Por isso é tão arriscado deixar a saúde mental em segundo plano.
O primeiro erro é separar corpo e mente na hora de atribuir gravidade às doenças. Isso não faz sentido, pois a saúde é como uma grande avenida com vários cruzamentos que fazem parte dela, que são os aspectos psicológicos, biológicos, sociais, ambientais e espirituais. “Existe um fundo biológico que interage com o psicológico, com o coletivo e com o ambiente. Dessa forma, a saúde mental pode ser afetada de diversas maneiras, e assim os problemas de saúde mental começam a acontecer”, resume Jair Borges Barbosa Neto, professor de medicina da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Disponível em: 11 nq.convFldul. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).
Proposta de redação
Com base nos textos motivadores anteriores e em seus conhecimentos, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, sobre o tema a saúde mental nos dias atuais.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista, tendo em vista, também, as dificuldades e as estratégias para a manutenção de uma boa saúde mental.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia os textos motivadores a seguir para produzir sua redação.
TEXTO I
Apresentamos uma proposta de inclusão do ensino de Noções de Direito, uma ciência que faz parte do nosso cotidiano, para que os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio tenham uma visão mais apurada dos conceitos de Estado e cidadania.
Assim como são ministradas outras matérias, como Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, entre outras, em razão de sua importância, seria de igual relevância ensinar noções de Ciências Jurídicas.
A ideia é simples: incluir na grade curricular aulas de Direito, de forma elementar, instruindo os alunos acerca do funcionamento das instituições do Estado, bem como uma breve explanação d…
TEXTO I
As novas profissões e o mercado de trabalho
Conhecimento das novas tecnologias torna-se fundamental
Todos nós já paramos para pensar no nosso futuro como profissionais. Experimentamos um mundo digital acelerado, tecnologias sendo consideravelmente utilizadas nas empresas, o trabalho remoto surgindo como medida emergencial e fazendo as empresas repensarem seus contratos de trabalho. Ensino online buscando sua eficácia e manutenção da qualidade, novas temáticas inseridas nas competências exigidas pelo mercado como inteligência artificial e de dados, automatização de processos, metodologias ágeis etc.
Será que a forma como estávamos acostumados a trabalhar – processos repetitivos, mapea…



