Leia estes textos.
TEXTO 1

Um carro estacionado em frente a um hidrante atrapalhou o combate ao incêndio de uma casa no Bairro Tijuco em São João del Rei, nesta quarta-feira (22).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as duas pessoas que estavam na residência conseguiram sair sem se ferir. […]
De acordo com os Bombeiros, o fogo espalhou muito rápido por causa da presença de materiais como colchões, roupas e livros. Ao atingir a cozinha, a válvula do botijão de gás estourou, o que criou um incêndio fora de controle.
Para evitar que casas vizinhas fossem atingidas, parte dos militares atuou para resfriar a lateral da casa enquanto outros militares faziam o combate direto às chamas.
O Corpo de Bombeiros reforçou que teve que lidar com o problema causado pela imprudência de um motorista. Foi impossível abastecer o caminhão no hidrante mais próximo, localizado no Largo do Rosário, porque o carro estava estacionado sobre o tampão que dá acesso à saída de água. A equipe teve que procurar outro local, mais longe, para fazer o abastecimento.
De acordo com os Bombeiros, a situação foi encaminhada para a Polícia Militar. De acordo com o Código de Trânsito, estacionar na frente de hidrantes é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e soma quatro pontos na carteira.
Após mais de 25 mil litros de água e mais de cinco horas de combate, o fogo foi controlado. O imóvel ficou totalmente destruído.
Disponível em: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2017/02/carro-estacionado-em-frente-hidrante-atrapalha-bombeiros-em-mg.html#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20%C3%B3digo,soma%20quatro%20pontos%20na%20carteira.
Acesso em: 20 ago. 2020. [Fragmento]
TEXTO 2
Bombeiros quebram vidros de BMW que bloqueou hidrante durante incêndio Bombeiros detonaram os vidros laterais do BMW estacionado irregularmente para levar água o mais perto possível do incêndio em um prédio de 3 andares.
Estacionar o veículo de forma a impedir o acesso a um hidrante é proibido no Brasil e nos Estados Unidos. O proprietário de um BMW Série 5 2005 fez exatamente isso no bairro do Bronx, em Nova York (EUA), e teve uma surpresa desagradável ao retornar ao sedã, estacionado havia quatro dias bem ao lado do equipamento de combate a incêndios.
De acordo com o “New York Post”, na madrugada da última sexta-feira os bombeiros foram acionados por causa do incêndio em um prédio de três andares na esquina da avenida Holland com a rua E. 212 e se depararam com o BMW.
Os agentes não tiveram dúvida e quebraram as janelas dianteiras do carro, de forma a passar a mangueira de água pela cabine e conectá-la a uma das saídas do hidrante.
Segundo a publicação, essa foi a forma de levar a água o mais perto possível do fogo – uma alternativa seria simplesmente posicionar a mangueira em cima do capô.
Após cerca de duas horas, o incêndio foi controlado. Horas mais tarde, o dono do Série 5 se deparou com o carro danificado. […] O “New York Post” informa que o cidadão terá de pagar US$ 180 de multa por estacionar em local proibido. Isso sem contar mais algumas centenas de dólares para instalar novos vidros laterais.
Disponível em: <https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2020/08/16/bombeiros-quebram-
vidros-de-bmw-que-bloqueouhidrante-para-conter->. Acesso em: 20 ago. 2020. [Fragmento]
TEXTO 3

Com base na leitura dos textos 1 e 2 – duas notícias que abordam a mesma situação de urgência – e considerando o texto 3, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo sobre o comportamento de alguns motoristas e a situação enfrentada pelos militares do Corpo de Bombeiros, posicionando-se a respeito da conduta desses profissionais diante dessas ocorrências. Em seu texto, aborde a necessidade de o cidadão cumprir as leis e trate da penalidade estabelecida no Brasil para o tipo de infração tratado nos textos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia os textos motivadores a seguir para produzir sua redação.
TEXTO I
Apresentamos uma proposta de inclusão do ensino de Noções de Direito, uma ciência que faz parte do nosso cotidiano, para que os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio tenham uma visão mais apurada dos conceitos de Estado e cidadania.
Assim como são ministradas outras matérias, como Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, entre outras, em razão de sua importância, seria de igual relevância ensinar noções de Ciências Jurídicas.
A ideia é simples: incluir na grade curricular aulas de Direito, de forma elementar, instruindo os alunos acerca do funcionamento das instituições do Estado, bem como uma breve explanação d…
TEXTO I
As novas profissões e o mercado de trabalho
Conhecimento das novas tecnologias torna-se fundamental
Todos nós já paramos para pensar no nosso futuro como profissionais. Experimentamos um mundo digital acelerado, tecnologias sendo consideravelmente utilizadas nas empresas, o trabalho remoto surgindo como medida emergencial e fazendo as empresas repensarem seus contratos de trabalho. Ensino online buscando sua eficácia e manutenção da qualidade, novas temáticas inseridas nas competências exigidas pelo mercado como inteligência artificial e de dados, automatização de processos, metodologias ágeis etc.
Será que a forma como estávamos acostumados a trabalhar – processos repetitivos, mapea…



