Texto I
O sociólogo Marcos Rolim investigou a violência extrema, aquela que mata ou fere mesmo quando não há provocação nem reação da vítima. Modalidade que, acredita ele, está em alta no Brasil. Em experimento inédito no país, ele entrevistou um grupo de jovens violentos de 16 a 20 anos que cumpriam pena na Fase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) do Rio Grande do Sul. Ao final, pediu que indicassem um colega de infância sem ligação com o crime e foi atrás dessas histórias. Rolim esperava que prevalecessem, no grupo de matadores, relatos de violência familiar e uso de drogas, mas outro fator se destacou: a evasão escolar (quando o aluno deixa de frequentar a escola). E, aliado a isso, a aproximação com grupos armados que “treinam” esses jovens a serem violentos.
Entre os que cumpriam pena, todos, sem exceção, tinham largado a escola entre 11 e 12 anos. E citavam motivos banais: são “burros” e não conseguem aprender, a escola é “chata”, o sapato furado era motivo de chacota. Os colegas de infância continuavam estudando.
(Adaptado de: GUIMARÃES, T. Pesquisa identifica evasão escolar na raiz da violência extrema no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com. Acessado em: 02 de dez. de 2022)
Texto II

Considerando os textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
A evasão escolar e a violência no Brasil
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Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
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Quando uma pessoa perde a capacidade de assombrar-se, se burocratiza. É importante observar como há uma relação indubitável entre assombro e pergunta, risco e existência.
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II
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