Leia estes textos.
TEXTO 1
EPIDEMIA
Dengue explode em Minas com 3.585 novos casos a cada dia
Em uma semana, número de mortes subiu 50%, e o de doentes comprovados ou em apuração, 17% Por MICHELYNE KUBITSCHEK
30/04/19 – 03h00
A epidemia de dengue no Estado explode e preocupa população e autoridades. Em apenas uma semana – entre os dias 23 e 29 de abril –, foram registrados 25.099 casos prováveis e confirmados, o equivalente a 3.585 por dia. Entre as duas datas, houve uma elevação de 17,8% de doentes comprovados ou em investigação, passando de 140.754 para 165.853. As mortes provenientes de complicações da doença subiram 50% nesse intervalo, indo de 14 para 21. E ainda há 66 óbitos em apuração. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A situação é tão crítica que o número de casos registrados até o momento é quase seis vezes maior do que os 29.369 descobertos em todo o ano passado.
Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/dengue-explode-em-minas-com-3-585-novos-casos-a-cada-dia-1.2175094. Acesso:
08 de maio 2019.
TEXTO 2
Combate ao Aedes Aegypti – #CombateAedes

O Ministério da saúde convoca a população brasileira a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti. O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte. #CombateAedes
Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes. Acesso: 08 de maio 2019.
TEXTO 3

TEXTO 4

TEXTO 5

TEXTO 6
A Dengue Voltou
A dengue há algumas semanas começou a ser tema de noticiário, e como sempre na história, notícia vira charge, a primeira apareceu…

TEXTO 7

Com base em seus conhecimentos e na leitura desses textos, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa, posicionando-se sobre a epidemia de dengue em Minas Gerais. Considerando as datas em que foram publicados os Textos 4, 5 e 6, apresente possíveis razões pelas quais o assunto é recorrente na mídia impressa e exponha o seu ponto de vista relativamente à iniciativa evidenciada no Texto 7. Defenda seus argumentos de forma coerente e coesa, levando em consideração a notícia veiculada nos Textos 1 e 3 bem como a convocação explícita no Texto 2.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia os textos motivadores.
TEXTO I
Nos últimos 5 anos, 35 mil crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta no Brasil, alertam
UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Além disso, nos últimos 4 anos, 180 mil meninas e meninos sofreram violência sexual no País. Dados são de levantamento inédito que traça um panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil
Brasília, 22 de outubro de 2021 – Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – uma média de 45 mil por ano. É o que revela o Panorama da Violê…
Leia os textos a seguir:
Texto 1


Texto 2
Clima extremo: incêndios e inundações-relâmpago causam destruição
na África, na Europa e na Ásia
O noticiário climático não se resume às secas. Em muitas partes do planeta, os eventos extremos se fazem sentir de diferentes maneiras, desde incêndios florestais descontrolados até fortes tempestades e inundações repentinas.
No oeste da China, por exemplo, fortes chuvas na província de Qinghai causaram a morte de pelo menos 16 pessoas, com outras 18 desaparecidas e seis mil afetados. As autoridades do condado de Datong, principal área afetada pela chuva, classificaram o episódio como uma “torrente de montanha” – ou seja, a junção de chuva intensa com f…



