Os Colpitts usam transistores BJT ou FET realimentados e um circuito tanque que define a frequência de operação do oscilador. O desenho esquemático da Figura 1 apresenta uma configuração do oscilador Colpitts na qual os circuitos de polarização foram omitidos. O oscilador é composto de um transistor Q1, dois capacitores C1 e C2, um indutor L e está conectado à resistência de carga RL a partir de um capacitor de desacoplamento C∞.

O circuito equivalente do transistor BJT para pequenos sinais e baixas frequências, descrito na figura abaixo, possui uma fonte de corrente controlada por tensão de intensidade 𝑔𝑚𝑣𝜋, onde 𝑣𝜋 é a queda de tensão na resistência de entrada de base 𝑟𝜋 e 𝑔𝑚 a transcondutância do transistor. O modelo também possui uma resistência de saída 𝑟𝑜 entre o coletor e o emissor.

a) Esboce o circuito do oscilador Colpitts, substituindo o transistor pelo seu circuito equivalente.
b) A equação que governa a operação do circuito, na condição de oscilação, a partir da Lei de Kirchoff para correntes aplicada no coletor do transistor, em função dos parâmetros RL, 𝒓𝒐, C1, C2, L, 𝒈𝒎 e da frequência de oscilação 𝒇.
Para os demais itens, considerar 𝑓 = 50/𝜋 𝑘𝐻𝑧, 𝑅𝐿 = 10𝑘Ω, 𝑔𝑚 = 40𝑚𝐴/𝑉, 𝑟𝑜 = 1𝑀Ω, 𝐶1 = 100𝑛𝐹.
d) Determine o valor da capacitância C2 .
c) Determine o valor da indutância L.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Suponha que, no circuito abaixo apresentado, a chave SW permaneceu muito tempo FECHADA até que, no instante 𝑡 = 0, ela foi ABERTA.

1. Calcule os valores da tensão no capacitor (𝒗𝒄) e da corrente no indutor (𝒊𝒍) no momento imediatamente antes da chave ser aberta.
2. Indique se a tensão no capacitor e a corrente no indutor podem variar instantaneamente na mudança do estado da chave, ou seja, se os seus valores imediatamente antes da chave ser aberta e imediatamente depois da chave ser aberta podem ser diferentes. Justifique.
3. Apresente a Equação Diferencial Ordinária (EDO) que exprime a tensão no capacitor após a chave SW ser aberta (𝒕 > 𝟎).
4. Calcule a tensão no capacitor em função do …
O projeto de uma instalação elétrica em um Estabelecimento Assistencial de Saúde – EAS é pautado em dois aspectos importantes: a classificação dos ambientes por grupos e as classes da energia de segurança.
Indique:
a) critérios para a classificação dos ambientes em cada grupo.
b) critérios para a definição das classes da energia de segurança.
c) a relação entre os grupos e as classes da energia de segurança.
d) os esquemas de aterramento utilizados em cada grupo em que se encontra a instalação.
Um motor opera com a tensão nominal Vnom de 220 V CA e tolerância de 10%. Com base nesses dados, responda aos itens abaixo:
a) Determine as tensões máxima Vmáx e mínima Vmín que podem ser aplicadas a esse motor.
b) Se o motor operar a plena carga, ele poderia ser operado por meio de uma fonte de 210 V onde a tensão poderia sofrer variações de 10%. Por quê?
c) Se o motor operar a plena carga, ele poderia ser operado por meio de uma fonte de 210 V onde a tensão poderia sofrer variações de 10%. Por quê?



