sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q212438 | Biologia
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2022
Órgao: SEDU ES - Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo
Cargo: Professor
15 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (3)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Em uma escola, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está sendo desenvolvido um projeto integrador, envolvendo a disciplina Biologia, entre outras das áreas de ciências naturais e ciências humanas. O tema escolhido coletivamente foi a influência das ações humanas no aquecimento global e a principal habilidade da BNCC a ser trabalhada foi a EM13CNT105:

Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

Ao levantar o conhecimento prévio dos estudantes, percebeu-se que alguns consideravam que o aquecimento global era uma mentira inventada pela mídia, enquanto outros entendiam que, embora acontecesse, era um fenômeno natural e não tinha relação com as ações humanas.

A professora de biologia dessa escola considerou o conhecimento prévio dos estudantes como hipóteses a serem testadas:

Hipótese A: não existe aquecimento global.

Hipótese B: o aquecimento global é devido a causas naturais e não tem relação com ações humanas.

Para testar tais hipóteses a professora apresentou aos estudantes um gráfico que registrou a média de mudança na temperatura global ao longo do tempo e a influência de fatores naturais e humanos nas temperaturas.

Separação de influências humanas e naturais no clima

Responda o que se pede:

a. Que evidências mostradas no gráfico refutam as hipóteses A e B?

b. O aquecimento global resulta de alterações em qual dos ciclos biogeoquímicos? Quais são as ações humanas que influenciam essa alteração?

c. Muitos estudantes confundem o fenômeno do aquecimento global com o problema do buraco na camada de ozônio. Explique a causa da formação do buraco na camada de ozônio.


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

Nenhuma questão encontrada com os critérios informados.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários