m uma atividade de sala de aula com alunos do ensino médio, o professor promoveu uma discussão sobre alguns temas relacionados a discriminação e igualdade racial. O debate foi acalorado, com posicionamentos divergentes entre grupos de alunos. Coube ao professor as ponderações finais, ocasião em que lembrou que no Brasil há uma posição oficial, prevista na legislação vigente, em relação a alguns dos pontos debatidos. Com base na normativa vigente no país, que disciplina essas questões, apresente, de forma fundamentada, o posicionamento do professor em relação:
a. ao tema das cotas raciais para ingresso em universidades: justiça ou privilégio?
b. representatividade obrigatória da população negra em propagandas e programas na mídia ou liberdade de criação?
c. ao fato noticiado de que um jogador negro foi chamado de “macaco” pela torcida adversária: deve o torcedor ser punido mesmo se a vítima não encarar o fato como ofensa?
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Considere os itens abaixo:
– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;
– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):
“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.
(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)
Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fu…
Considere a situação apresentada a seguir:
O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.
Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:
a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?
b. Em termos da formaçã…



