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Q210897 | TI - Gestão e Governança de TI
Banca: FundatecVer cursos
Ano: 2023
Órgao: BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
Cargo: Analista de Sistemas - BRDE

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Considere que o órgão que controla as fronteiras de um país hipotético diariamente registra a entrada de milhares de estrangeiros. A cada passaporte verificado na entrada, o agente deve registrar a data de entrada, o número do passaporte da pessoa e demais dados constantes no passaporte (nome, data de nascimento, data de emissão, data de validade e país de nacionalidade), bem como a via de entrada (terrestre, aérea ou marítima). Para cidadãos de alguns países, é necessário visto, sendo que, nesse caso, registra-se igualmente o tipo de visto apresentado na entrada. A possibilidade de verificar a necessidade de visto de acordo com o país da nacionalidade, e a disponibilidade de dados de contato para resolução de problemas de seus cidadãos são requisitos apresentados pelo órgão. Considere que, para fins dessa questão, um passaporte é um número único em nível internacional.

Assuma que, dado o volume de entrada diária de pessoas, optou-se por arquivar mensalmente os registros mais antigos de entrada, de tal forma que a base de dados consultada pelos agentes contém somente as entradas dos últimos 90 dias.

Para apoiar esses requisitos, foi projetada a base de dados relacional ENTRADAS ilustrada abaixo, cuja chave primária é a combinação do número do passaporte (IdPassap) com um timestamp representando a data/hora da entrada no país (dhEntrada), isto é, primary key (IdPassap, dhentrada).

O país é representado através do código internacional (e.g. BR para Brasil, US para Estados Unidos da América), e a via de entrada, através de um código (T- terrestre, A – aérea, M- marítima). Assuma que os atributos dessa tabela representam toda a informação necessária.

Discuta os problemas de projeto de base de dados do ponto de vista da qualidade, com foco nas anomalias de atualização ou inabilidade de representação de informação. Quando os problemas forem justificados pela primeira, segunda, ou terceira forma normal (1FN, 2FN, 3FN), indique e explique. Proponha um projeto relacional alternativo que contenha a mesma informação e explique por que resolveu os problemas apontados. Para cada tabela de seu projeto, deve ser indicado: Nome da tabela, nome dos atributos, chave primária, e, quando pertinente, chave(s) estrangeira(s). Caso mude o nome dos atributos, relacione o novo nome com o nome na tabela original. Sua resposta deve concentrar-se na crítica da tabela ENTRADAS e no projeto de melhoria, considerando o contexto explicado.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Elabore um texto de acordo com a seguinte proposta:

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Em sua versão 3 (ITIL v3), é composta por processos distribuídos em cinco estágios: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço.

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