Considere que o órgão que controla as fronteiras de um país hipotético diariamente registra a entrada de milhares de estrangeiros. A cada passaporte verificado na entrada, o agente deve registrar a data de entrada, o número do passaporte da pessoa e demais dados constantes no passaporte (nome, data de nascimento, data de emissão, data de validade e país de nacionalidade), bem como a via de entrada (terrestre, aérea ou marítima). Para cidadãos de alguns países, é necessário visto, sendo que, nesse caso, registra-se igualmente o tipo de visto apresentado na entrada. A possibilidade de verificar a necessidade de visto de acordo com o país da nacionalidade, e a disponibilidade de dados de contato para resolução de problemas de seus cidadãos são requisitos apresentados pelo órgão. Considere que, para fins dessa questão, um passaporte é um número único em nível internacional.
Assuma que, dado o volume de entrada diária de pessoas, optou-se por arquivar mensalmente os registros mais antigos de entrada, de tal forma que a base de dados consultada pelos agentes contém somente as entradas dos últimos 90 dias.
Para apoiar esses requisitos, foi projetada a base de dados relacional ENTRADAS ilustrada abaixo, cuja chave primária é a combinação do número do passaporte (IdPassap) com um timestamp representando a data/hora da entrada no país (dhEntrada), isto é, primary key (IdPassap, dhentrada).
O país é representado através do código internacional (e.g. BR para Brasil, US para Estados Unidos da América), e a via de entrada, através de um código (T- terrestre, A – aérea, M- marítima). Assuma que os atributos dessa tabela representam toda a informação necessária.

Discuta os problemas de projeto de base de dados do ponto de vista da qualidade, com foco nas anomalias de atualização ou inabilidade de representação de informação. Quando os problemas forem justificados pela primeira, segunda, ou terceira forma normal (1FN, 2FN, 3FN), indique e explique. Proponha um projeto relacional alternativo que contenha a mesma informação e explique por que resolveu os problemas apontados. Para cada tabela de seu projeto, deve ser indicado: Nome da tabela, nome dos atributos, chave primária, e, quando pertinente, chave(s) estrangeira(s). Caso mude o nome dos atributos, relacione o novo nome com o nome na tabela original. Sua resposta deve concentrar-se na crítica da tabela ENTRADAS e no projeto de melhoria, considerando o contexto explicado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere que o órgão que controla as fronteiras de um país hipotético diariamente registra a entrada de milhares de estrangeiros. A cada passaporte verificado na entrada, o agente deve registrar a data de entrada, o número do passaporte da pessoa e demais dados constantes no passaporte (nome, data de nascimento, data de emissão, data de validade e país de nacionalidade), bem como a via de entrada (terrestre, aérea ou marítima). Para cidadãos de alguns países, é necessário visto, sendo que, nesse caso, registra-se igualmente o tipo de visto apresentado na entrada. A possibilidade de verificar a necessidade de visto de acordo com o país da nacionalidade, e a disponibilidade de dados de contat…
Elabore um texto de acordo com a seguinte proposta:
O padrão ISO/IEC 9126 identifica seis atributos fundamentais de qualidade de software: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, facilidade de manutenção e portabilidade.
Nesse sentido, discorra sobre quatro dos atributos acima, indicando como eles podem contribuir para a avaliação da qualidade de software.
A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o conjunto de melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação.
Em sua versão 3 (ITIL v3), é composta por processos distribuídos em cinco estágios: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço.
Um desses estágios, o de Operação de Serviço, visa coordenar e executar atividades recorrentes e necessárias para entregar e gerenciar serviços dentro de níveis acordados com os clientes.
Nesse sentido, disserte sobre os objetivos dos seguintes processos do estágio de Operação de Serviço:
- Gerenciamento de Acesso;
- Gerenciamento de Inc…



