TEXTO 1
ONU define período de 2021 a 2030 como Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro. No documento publicado no site da instituição, são reconhecidas as ações promovidas e as lições aprendidas na primeira década de ação (2011-2020).
Conforme ressalta o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antônio Meira Júnior, a promulgação de segunda década conta com total apoio da especialidade médica no Brasil e é fundamental para que mais ações sejam feitas e mais vidas sejam salvas. […] Segundo ele, além do fortalecimento da legislação de trânsito, outro grande avanço de destaque na última década foi a ampla divulgação do tema ‘saúde e segurança no trânsito’ na mídia e, consequentemente, entre a população. “Anualmente promovemos a campanha do Maio Amarelo, cujo objetivo é justamente chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Além disso, nosso calendário nacional dedica, no mês de setembro, uma semana inteira para disseminar a relevância da educação no trânsito, sobretudo entre as crianças, nas escolas de todo o País”, lembra.
Adaptado de: https://www.abramet.com.br/noticias/onu-define-periodo-de-2021-a-2030-como-segunda-decada-de-acao-pela-seguranca-no-transito/. Acesso em: 02 mar. 2023.
TEXTO 2
Você conhece o Pnatrans?
O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do nosso país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). […]
Conforme definido em Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as metas, os planos e as ações visam à redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028. Sendo assim, para cada ano, em cada circunscrição da União (vias federais), dos estados (vias estaduais) e dos municípios (vias municipais), deve ocorrer uma redução percentual nas taxas mencionadas para que a meta global estipulada seja alcançada.
Adaptado de: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/pnatrans. Acesso em: 03 mar. 2023.
TEXTO 3

Adaptado de: http://www.pmdf.df.gov.br/index.php/institucionais/37440-produtividade-semanal-da-fiscalizacao-de-transito. Acesso em: 03 mar.
2023.
A partir da leitura dos textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Desafios para promover a segurança no trânsito brasileiro” em modalidade escrita formal da língua portuguesa. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias para a defesa do seu ponto de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Hábitos sustentáveis
Hábitos sustentáveis são rotinas de comportamento que visam reduzir os impactos negativos das nossas ações sobre o meio ambiente e a sociedade. Eles envolvem desde escolhas de consumo até práticas de cidadania e solidariedade.
Adotar hábitos sustentáveis é importante para contribuir com o desenvolvimento sustentável, que é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: o econômico, o social e o ambiental.
Ao adotar hábitos sustentáveis no nosso dia a dia, nós podemos economizar recursos naturais, evitar des…
Texto 1
Uma pesquisa do Atlas da Juventude revelou que 57% dos jovens brasileiros afirmam não gostar de politica ou não se envolverem com o tema, enquanto apenas 9% se consideram ativos politicamente. Esse dado é preocupante, pois a falta de interesse e participação na política afasta os jovens da cidadania e da tomada de decisões públicas.
Disponível em: https://www.politize.com.br/
Texto 2
A participação de jovens nas decisões políticas está diretamente ligada à educação sobre seus direitos e deveres, além do entendimento do funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Programas como a Escola de Liderança para Men…
TEXTO 1
O que é “Sustentabilidade” (turismo sustentável)?
Entende-se o Turismo Sustentável como sendo uma orientação geral, e não uma forma de turismo ou um segmento de mercado específico. Ele visa à satisfação das necessidades socioeconômicas nas regiões receptoras e dos visitantes, através do cuidado e do respeito aos aspectos culturais, à integridade dos ambientes naturais e à diversidade biológica, de modo que este patrimônio seja mantido para as gerações futuras.
Adaptado de: https://paineis.turismo.gov.br/sense/app/6c7ee682-c424-4b78-b98a-5bf04e66309f/sheet/5589e238-576d-417c-a1a4-be6ec0087667/state/analysis. Acesso em: 2 dez. 2023.
TEXTO 2
Turismo sustentável
O Turismo Sustentável tem…



