Texto I
PF faz operação contra falsificação de diplomas de medicina
Policiais federais cumpriram na manhã de hoje (9) 11 mandados de busca e apreensão para desarticular um esquema de falsificação de diplomas do curso de medicina. Na ação, realizada nas cidades do Rio de Janeiro, de Belford Roxo e Teresópolis, no estado do Rio, além de Montes Claros, em Minas Gerais, foram apreendidos aparelhos celulares, jalecos, carimbos, documentos de identificação e documentos com indícios de falsificação.
Cerca de 60 policiais participaram da Operação Catarse, iniciada depois de denúncia feita pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj). Segundo informações repassadas pelo representante da classe médica à Polícia Federal (PF), foram constatados requerimentos de registro profissional a partir de documentos falsificados de graduação em medicina.
Em abril de 2022, duas pessoas já tinham sido presas na sede do próprio Cremerj, quando tentavam obter os registros. As investigações chegaram a outros suspeitos e a empresas envolvidas, entre elas duas clínicas médicas.
Os crimes investigados são de falsificação de documento público e uso de documento falso.
(Publicado em 09/02/2023 – 13:00 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro. Disponível em: https://agenciabrasil.
ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/pf-faz-operacao-contra-falsificacao-de-diplomas-de-medicina. Adaptado.)
Texto II
Corrupção e os conflitos
As Nações Unidas alertam que o mundo enfrenta, hoje, alguns de seus maiores desafios em muitas gerações e barreiras à prosperidade e à estabilidade das pessoas. E a corrupção está entrelaçada na maioria deles.
Além de ter impactos negativos em todos os aspectos da sociedade e estar profundamente associada a conflitos e instabilidade, a corrupção compromete o desenvolvimento social e econômico e mina as instituições democráticas e o Estado de direito.
O crime da corrupção alimenta conflitos e inibe os processos de paz ao minar o Estado de direito, agravar a pobreza, facilitar o uso ilícito de recursos e fornecer financiamento para conflitos armados.
(Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2022/12/1806522.)
Texto III

(Disponível em: https://canaldedenuncias.blog.br/dia-internacional-do-combate-a-corrupcao/.)
Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema:
“O combate à corrupção caracterizada como um conflito presente na sociedade que pode inviabilizar a efetivação dos direitos do cidadão”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e streamings em escolas estaduais
O Governo de São Paulo anunciou o bloqueio de aplicativos e plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, e streamings pela internet Wi-Fi e cabeada em ambientes escolares. A medida passa a valer a partir deste segunda-feira, 5 de fevereiro, e visa otimizar o uso da infraestrutura pedagógica.
Em nota ao g1, a Secretaria da Educação comunicou que o objetivo da suspensão do acesso aos apps é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.
Ainda, afirmou que o uso das redes sociais e streamings sem fins educativos já é restrito desde 13 de …
Texto I
Lei Seca surte efeito em jovens, mas ainda precisa melhorar, alerta especialista
Após 15 anos de sua implementação, a Lei Seca do Brasil (Lei nº 11.705/2008) parece surtir cada vez mais efeito na população mais jovem que dirige automóveis. Ao menos é o que indica uma pesquisa realizada neste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo o relatório, que traz diversas estatísticas relacionadas ao assunto, 19,8% dos motoristas flagrados ao volante sob efeito de álcool têm menos de 30 anos.
O que chama atenção é que esse porcentual é menor que o de motoristas mais velhos flagrados dirigindo sob efeito do álcool.
Em pessoas na faixa dos 30 aos 40 anos, o índice chega a 30…
Texto I
Internetês é a nova linguagem da internet
A necessidade de escrever mais rápido e de forma dinâmica fez com que a comunicação ganhasse até um nome próprio: o internetês. Diante desse cenário, será que escrever com base em emoticons e abreviações afeta o aprendizado das regras ortográficas?
Para a linguista Camilla Duarte, o falante nativo de língua portuguesa sabe reconhecer a ortografia considerada correta dentro da convenção da escrita e também utilizar a ortografia empregada no internetês. “Somos aptos a lidar com as diversas variações da língua. São mudanças que surgem para preencher algumas lacunas que os novos tempos impõem. O internetês apareceu porque temos menos tempo para n…



