Antônio trabalhou, por trinta anos, como mecânico de aeronaves em uma empresa de manutenção e reparação de aeronaves com vinte e um funcionários, localizada em hangar do Aeroporto Internacional de Brasília. Antônio cumpria jornada de trabalho diária de oito horas, sendo submetido diariamente, por cerca de 30 minutos, a um nível de ruído contínuo/intermitente de 130 dB(A), ou seja, acima dos limites de tolerância admitidos. Em seu exame demissional, foi detectada perda auditiva bilateral.
O empregador ficou surpreso ao saber do problema de saúde de Antônio, pois, nos relatórios da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) sobre as verificações dos ambientes e condições de trabalho na empresa, não foram apontadas situações de risco para a segurança e a saúde dos empregados.
Segundo informações dos demais empregados, Antônio, havia anos, utilizava o equipamento de proteção individual (EPI) destinado à proteção auditiva em um dos ouvidos apenas, o esquerdo, e, ao ser questionado pelos colegas, sempre afirmava que o EPI estava danificado e ele havia solicitado a substituição por anos, sem ser atendido, e que não podia perder o emprego, por isso preferia trabalhar daquela forma, fato, posteriormente, confirmado e comprovado por Antônio.
Com base nessa situação hipotética, discorra sobre os procedimentos de proteção à segurança e à saúde do trabalhador, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
< posicionamento da Organização Internacional do Trabalho quanto à proteção do trabalhador contra ruídos e vibrações (Convenção n.º 148 – Proteção dos trabalhadores contra os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído, às vibrações no local de trabalho); [valor: 5,00 pontos]
< atuação da CIPA na situação apresentada; [valor: 7,00 pontos]
< responsabilidades do empregador e do empregado no que se refere ao fornecimento, manutenção e uso do EPI. [valor: 7,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considerando que, nos ambientes de processamento industrial de alimentos em pó, como açúcares e farinhas, ou sob a forma de grãos, como arroz, feijão, soja, café, trigo e outros, a saturação do ar com poeiras provenientes desses alimentos pode dar causa a acidentes de grandes proporções, já que esse tipo de material, na forma de poeira em suspensão e em quantidade adequada, se for exposto a uma fonte de ignição também adequada, poderá desencadear explosões e incêndios, proponha, de modo justificado, medidas protetivas para implementação no referido ambiente industrial, de modo a protegê-lo contra o risco de explosões e incêndios a partir do processo de ignição de poeiras em suspensão. Ao ela…
João, Carlos e José, trabalhadores da empresa X Ltda., reivindicam adicionais de insalubridade e de periculosidade com base na alegação de existência de fatores prejudiciais à saúde no ambiente de trabalho.
João, aposentado há quatro meses, trabalhou por onze anos no setor de galvanoplastia. Embora utilizasse os equipamentos de proteção fornecidos pela empresa, alega ter trabalhado com produtos químicos como tetracloreto de carbono, clorofórmio e solventes orgânicos em condições de risco à sua saúde.
Carlos, eletricista, que trabalha na oficina da empresa realizando a manutenção de painéis elétricos desenergizados e energizados, cujo nível de tensão elétrica corresponde a 220 V/380 V, 60 Hz,…
Em uma obra conduzida por uma companhia de água e esgotos, pode haver, no meio ambiente do trabalho, diversas situações que, em determinadas composições, se configuram como prejudiciais à saúde e à integridade física e mental dos trabalhadores, tais como risco de queda, choque ou afogamento; produção de ruídos, poeira, serragem e vapores orgânicos oriundos da pintura; baixa circulação de ar; posições ergonômicas desfavoráveis; trabalhos repetitivos e intempéries.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da análise, da avaliação e do gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a segui…



