Tradicionalmente, os economistas tendem a considerar a determinação de salários no mercado de trabalho de forma similar à determinação de preços em um mercado qualquer, onde as forças de oferta e de demanda desempenham papel central. Nesse contexto, o sindicato é visto como um vendedor monopolista de trabalho regido pelo princípio da maximização, de modo que a união laboral passa a ser interpretada de forma análoga a uma firma que comercializa o seu produto. Contudo, quando se rejeita a determinação dos salários nominais pelas forças de mercado, sob as quais o mercado de trabalho deveria sempre se comportar da mesma forma que todos os demais mercados, abre-se espaço para discutir aspectos relacionados à estrutura institucional do mercado de trabalho e da dinâmica salarial, à heterogeneidade dos agentes participantes do sindicato, ao tamanho dos grupos tomadores de decisão, entre outros aspectos.
Tendo o texto acima como referência inicial, discorra sobre os efeitos macroeconômicos da negociação coletiva sobre o nível de desemprego e a inflação [valor: 9,00 pontos] e indique a razão econômica de o resultado da taxa de desemprego ser menor em países com determinação salarial no âmbito da firma ou no âmbito centralizado que em países com determinação salarial no âmbito da indústria [valor: 10,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo explicando o sucesso do Plano Real, a partir do ano de 1994, frente aos planos anteriores de estabilização monetária da economia brasileira. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 relação entre a inflação e o controle fiscal governamental antes e depois do Plano Real; [valor: 8,50 pontos]
2 instrumentos ortodoxos e heterodoxos dos planos econômicos; [valor: 9,50 pontos]
3 etapas de implantação do Plano Real antes e depois de 1994. [valor: 10,50 pontos]
A Secretaria X está avaliando a viabilidade de novas políticas públicas voltadas à economia estadual, levando em consideração a interação entre bens complementares e substitutos, a estrutura dos mercados e a regulação da concorrência. No entanto, observou-se que algumas análises internas apresentaram equívocos conceituais que podem comprometer a qualidade das decisões estratégicas.
Considerando seu conhecimento econômico e a necessidade de uma nota técnica [Valor: 13,00 pontos], analise as situações apresentadas a seguir e corrija eventuais erros conceituais, justificando com base na teoria econômica:
- A equipe da Secretaria X argumentou que, em razão da queda do preço do arroz, a demanda po…
A produtividade da mão de obra é um elo importante entre os estudos de micro e macroeconomia, uma vez que representa uma importante variável para a mensuração do crescimento econômico e de indicadores de qualidade de vida de um país. Considerando apenas os insumos capital e trabalho, explique como a produtividade da mão de obra se comporta quando:
1 apenas o insumo trabalho é variável; [valor: 4,50 pontos]
2 os insumos capital e trabalho são variáveis. [valor: 5,00 pontos]



