Utilize o texto a seguir como motivador para a produção de sua redação. Não o copie.
A indústria da desinformação: novas formas de resistência
A internet completou 30 anos em 2019 e, desde sua invenção, a vida em sociedade mudou em muitos aspectos. A Web possibilitou a aproximação entre pessoas, expandiu o acesso ao conhecimento em uma escala sem precedentes e diminuiu as barreiras de comunicação entre bilhões de pessoas em todo o mundo. Essas características nos levaram a pensar a internet como um espaço de liberdade e como uma tecnologia revolucionária. Entretanto, “estar on-line” não significa apenas usufruir do potencial da tecnologia para encurtar o tempo, o espaço e o acesso à informação, mas também encarar seus efeitos nocivos, – como é o caso das chamadas fake news. Atualmente, as campanhas de desinformação desafiam todas as instituições políticas e sociais no mundo, e nenhum país está imune. A desinformação tem sido usada como estratégia, não só no contexto de eleições, mas como ferramenta de governança, em “operações de influência” e como estratégia de propaganda em massa.
Santini, R. Marie. A indústria da desinformação: novas formas de resistência. Disponível em: Publicações. Acesso em:
15 out. 2022. Adaptado.
O texto discute os efeitos benéficos e prejudiciais da internet. Considerando os aspectos apresentados, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o tema a seguir.
A internet atualmente é fonte de informação ou de desinformação?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O termo minoria refere-se, na sociologia, a grupos sociais historicamente excluídos do processo de garantia dos direitos básicos por questões étnicas, de origem, por questões financeiras e por questões de gênero e sexualidade. Também podem entrar no conceito pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como idosos e portadores de necessidades especiais.
Historicamente, os grupos minoritários são aqueles que, por algum motivo, geralmente ligado ao preconceito de cor, classe social ou gênero, ficaram excluídos da sociedade, marginalizados, e não tiveram a plenitude de seus direitos básicos garantidos. Nesse sentido, podemos colocar a população LGBTQIAPN+.
Acerca dessa temáti…
I
As mudanças climáticas estão alterando significativamente os padrões climáticos globais, e o sul do Brasil não é exceção. Os impactos dessas mudanças na região são evidentes principalmente na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e prolongadas, que podem levar a inundações devastadoras. As enchentes ocorridas em abril e maio de 2024 no Rio Grande do Sul são um exemplo claro desse fenômeno.
As projeções climáticas indicam que o sul do país está se tornando mais suscetível a eventos extremos de chuva devido às mudanças climáticas. O aumento da temperatura média global provoca maior evaporação da água dos oceanos, aumentando a umidade atmosférica dispon…
Texto I
“Financeirização” da pobreza
Espera-se, contudo, poder mostrar como as relações entre consumo, poupança e crédito não são mais as mesmas e nem envolvem os mesmos processos. Aqui, parte-se do argumento que o ponto de inflexão que permitiu uma alteração significativa no jogo de relações no interior do qual as práticas populares de consumo se estruturam consiste na proliferação dos mecanismos de crédito.
Há também que se levar em consideração uma série de fatores econômicos específicos situados em planos mais globais. Trata-se, primeiramente, da expansão do mercado de crédito, que partiu da estabilização da economia e do sistema financeiro brasileiros. A chegada do plano Real e o fim da…



