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Q204762 | Engenharia Civil e Auditoria de Obras
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2012
Órgao: MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Cargo: Tecnologista
30 linhas

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Durante a construção de um prédio público, foram constatadas pela equipe de auditoria interna diversas ocorrências, cujas características indicam evidências que poderão afetar a qualidade, o prazo e o custo da obra. A equipe produziu relatório técnico em que relatou os seguintes aspectos, observados durante a auditoria:

  • A obra encontra-se atrasada, porém não há nenhum registro de que houve pleitos por parte da contratada para prorrogar o prazo de execução. Ao ser questionado pela equipe de auditoria, o preposto da construtora informou que o motivo do atraso eram as fortes chuvas de verão, comuns nessa época, e que costumam causar atrasos em obras. Porém, caso o fiscal da obra solicitasse, a empresa prepararia uma justificativa para oficializar o novo cronograma de execução.
  • Ao se analisar as medições passadas, constatou-se que alguns serviços não haviam sido realizados, mas se encontravam medidos e pagos. A explicação do fiscal era de que surgiram serviços novos que foram executados, mas, como o processo de aditivo contratual era muito demorado, foram feitos os pagamentos desses serviços novos com quantitativos de outros serviços contratados. O fiscal explicou que, após a assinatura e publicação do aditivo contratual, as medições seriam ajustadas.
  • O preenchimento do diário de obras encontrava-se atrasado em duas semanas. A justificativa do preposto da construtora e do fiscal era de que o ritmo da obra estava muito acelerado, e não havia tempo hábil para preencher os campos do diário de obras em comum acordo.
  • As fundações foram projetadas como diretas. Porém, algumas sapatas foram assentadas sobre um bolsão de argila mole, que não constava no boletim de sondagem. O preposto da construtora registrou em ata de reunião o problema, mas, como recebeu ordem por escrito do fiscal para executar a fundação conforme a cota de projeto, ele considerou que problemas futuros advindos desse serviço não seriam mais de sua responsabilidade, mas, sim, da fiscalização.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, redija um parecer técnico acerca da referida auditoria técnica, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

< análise dos problemas apresentados e suas possíveis consequências para a obra e os envolvidos; [valor: 7,00 pontos]

< providências a serem tomadas para corrigir os problemas detectados; [valor: 6,00 pontos]

< conclusão e recomendações. [valor: 5,00 pontos]


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