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Q201996 | TI - Banco de Dados
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SEF MG - Secretaria de Fazenda de Minas Gerais
Cargo: Auditor Fiscal

A-+=
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Considere um banco de dados relacional que contém três tabelas, em que são registradas as vendas efetuadas por cada um dos vendedores de uma loja de móveis. A tabela VENDEDOR armazena os nomes dos vendedores, tendo a coluna Nome como chave primária. A tabela PRODUTO armazena os produtos e respectivos preços unitários de venda, tendo a coluna Tipo como chave primária. A tabela VENDA armazena a quantidade de cada tipo de produto que foi vendido por vendedor, tendo Nome e Tipo formando a chave primária. Na tabela VENDA, a coluna Nome é uma chave estrangeira que referencia a tabela VENDEDOR, e a coluna Tipo é uma chave estrangeira que referencia a tabela PRODUTO. A seguir, a ilustração de uma eventual instância válida para essas tabelas.

a. Apresente um comando SELECT do SQL que retorne o nome e o valor total das vendas de cada vendedor, incluindo todos os vendedores. As linhas do resultado devem estar ordenadas em ordem decrescente de valor total das vendas, e nome em ordem alfabética no caso de empate no valor total. A título de exemplo, veja a seguir o resultado desejado considerando a instância apresentada acima.

b. Apresente um comando SELECT do SQL que retorne os nomes dos vendedores que venderam móveis de todos os tipos, em ordem alfabética. Esse comando, e eventuais subconsultas, não podem conter funções agregadas como count, sum, etc. A título de exemplo, veja a seguir o resultado desejado considerando-se a instância apresentada acima.

Observação:

As respostas apresentadas:

i) devem apresentar resultados corretos para qualquer instância válida das tabelas;

ii) não podem utilizar cursores, tabelas temporárias ou qualquer tipo de programação;

iii) não podem alterar as caraterísticas das tabelas;

iv) devem evitar construções sintáticas incomuns do SQL;

v) não devem conter limitadores de linhas, tais com TOP. LIMIT, dentre outros;

vi) não devem conter comentários, nem explicações, pois serão considerados erros de sintaxe.

Avaliação:

Nos dois itens, serão avaliadas

i) a estrutura dos comandos e a correção dos resultados produzidos em cada item;

ii) a organização e a sintaxe dos scripts.

ATENÇÃO: a não observação de uma, ou mais, das restrições estabelecidas pode acarretar a atribuição da nota zero.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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