Considere um banco de dados relacional que contém três tabelas, em que são registradas as vendas efetuadas por cada um dos vendedores de uma loja de móveis. A tabela VENDEDOR armazena os nomes dos vendedores, tendo a coluna Nome como chave primária. A tabela PRODUTO armazena os produtos e respectivos preços unitários de venda, tendo a coluna Tipo como chave primária. A tabela VENDA armazena a quantidade de cada tipo de produto que foi vendido por vendedor, tendo Nome e Tipo formando a chave primária. Na tabela VENDA, a coluna Nome é uma chave estrangeira que referencia a tabela VENDEDOR, e a coluna Tipo é uma chave estrangeira que referencia a tabela PRODUTO. A seguir, a ilustração de uma eventual instância válida para essas tabelas.

a. Apresente um comando SELECT do SQL que retorne o nome e o valor total das vendas de cada vendedor, incluindo todos os vendedores. As linhas do resultado devem estar ordenadas em ordem decrescente de valor total das vendas, e nome em ordem alfabética no caso de empate no valor total. A título de exemplo, veja a seguir o resultado desejado considerando a instância apresentada acima.

b. Apresente um comando SELECT do SQL que retorne os nomes dos vendedores que venderam móveis de todos os tipos, em ordem alfabética. Esse comando, e eventuais subconsultas, não podem conter funções agregadas como count, sum, etc. A título de exemplo, veja a seguir o resultado desejado considerando-se a instância apresentada acima.

Observação:
As respostas apresentadas:
i) devem apresentar resultados corretos para qualquer instância válida das tabelas;
ii) não podem utilizar cursores, tabelas temporárias ou qualquer tipo de programação;
iii) não podem alterar as caraterísticas das tabelas;
iv) devem evitar construções sintáticas incomuns do SQL;
v) não devem conter limitadores de linhas, tais com TOP. LIMIT, dentre outros;
vi) não devem conter comentários, nem explicações, pois serão considerados erros de sintaxe.
Avaliação:
Nos dois itens, serão avaliadas
i) a estrutura dos comandos e a correção dos resultados produzidos em cada item;
ii) a organização e a sintaxe dos scripts.
ATENÇÃO: a não observação de uma, ou mais, das restrições estabelecidas pode acarretar a atribuição da nota zero.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Segundo a Resolução 3.380 do Conselho Monetário Nacional, considera-se risco operacional “a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos“. Esta definição inclui o risco legal, que é o risco associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados pela instituição, bem como a sanções em razão do descumprimento de dispositivos legais e a indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição.
Auditoria
Para se prevenir de perdas futuras decorrentes de risco operacional, a equipe de auditoria e controle interno de uma instituição financeira realiz…
Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais
em todo o mundo
O estudo mostra que esses canais são a preferência dos brasileiros frente a outras categorias online, elevando o país à terceira posição entre as nações que mais consomem redes sociais em todo o mundo – atrás de Índia e Indonésia, e à frente de Estados Unidos, México e Argentina.
A análise “Tendências de Social Media 2023” mostra que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil têm passado cada vez mais tempo na internet, em especial nessas plataformas. A categoria foi a mais consumida em dezembro de 2022, somando 356 bilhões de minutos, o que equivale a 46 horas de conexão por usuário no mês, e representa um aumento …
Rumo Futuro: Como a Globo usa IA generativa para transformar a indústria de mídia
De olho na evolução das TVs conectadas, o conglomerado de mídia está avançando em direção à hiperpersonalização
Silenciosamente, a Globo está usando os mais recentes avanços em tecnologia para transformar partes fundamentais do seu negócio. Nos últimos meses, o conglomerado tem intensificado o uso avançado de ferramentas como inteligência artificial (IA) para a amplificação da capacidade criativa de seus profissionais e o aumento de eficiência na entrega de publicidade.
Em conversa com Rumo Futuro, o diretor de estratégia e tecnologia da Globo, Raymundo Barros, detalhou os projetos que a empresa tem conduzido n…



