O Sr. Lucas Apostólico estava transportando cigarros, sem os devidos selos, e também vinhos, em situação regular, mas sem o pagamento dos tributos devidos por falta de conhecimento.
O apóstolo estava indo do Brasil para o Paraguai, em seu HB20, 2015, completão, com ar condicionado e direção, em situação legal conforme normas de habilitação da ANTT.
Outrossim, Lucas era o dono do veículo, contudo ele ainda estava em Foz do Iguaçu, em uma padaria, refletindo se deveria ou não atravessar a fronteira pela Ponte da Amizade.
Com base no Decreto n. 6.759/09, responda os quesitos abaixo, justificando a sua resposta.
- Conceitue infração à Legislação Aduaneira.
- Quais são as penalidades aplicáveis às infrações aduaneiras?
- No caso hipotético, se o Sr. Lucas Apostólico resolver realizar a denúncia espontânea, ela abrangerá quais multas?
- No caso hipotético, caso o Sr. Lucas Apostólico resolva tentar a sorte na travessia para o Paraguai e seja abordado pelo Auditor Matheus, quais as penas que deverão ser aplicadas?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
I. A empresa Alfa S.A., contribuinte estabelecida no Estado do Paraná, após fiscalização da administração fazendária, teve seus administradores responsabilizados pessoalmente por obrigações tributárias da sociedade, sem que houvesse apuração de qualquer ato. Além disso, o fisco desconsiderou documentos fiscais apresentados pela empresa sob o argumento de que tais registros seriam insuficientes, sem qualquer comprovação de falsidade. Posteriormente, a mesma empresa Alfa S.A. foi intimada a comparecer perante o fisco em prazo de 3 (três) dias úteis, sendo que a intimação foi entregue ao porteiro do prédio, sem confirmação de que a pessoa tinha qualquer vínculo com a empresa. A intimação tinha …
Catarina possui um salão de beleza na cidade de Juiz de Fora – MG. O comércio de Catarina está enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI) e regulamentada pela sistemática da Lei Complementar nº 123/2006. Catarina presta diversos serviços em seu estabelecimento. Além disso, ela realiza vendas de produtos em seu salão de beleza. No dia 1 de abril de 2022, auditor fiscal do estado de Minas Gerais visitou o estabelecimento de Catarina e verificou o não cumprimento de diversas obrigações tributárias, incluindo obrigações acessórias e principais. Assim, a autoridade realizou o lançamento de todos os tributos previstos na sistemática do Simples Nacional. Por fim, o auditor verificou q…
A vinícola de pequeno porte – “Vinhos Apostólicos Ltda EPP” –, optante pelo Simples Nacional (SN), que iniciou suas atividades há mais de 5 anos, produz e comercializa, no atacado, diversos tipos de vinhos tanto no mercado interno como, também, no exterior.
A legislação tributária federal concedeu isenção de IPI em relação ao vinho tinto produzido por pequenas vinícolas para ser utilizado em cultos religiosos nos templos e igrejas.
Além disso, sabe-se que empresa é contribuinte de impostos e contribuições federais, entre outros tributos, está regular e possui inscrição fiscal na RFB, bem como ainda recolhe seus tributos pela sistemática do simples nacional.
Com base na Constituição Federal d…



