sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q197547 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: TCM-SP - Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Cargo: Auditor de Controle Externo
Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

A-+=
novo
Salvar em caderno (4)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto 1

A burocracia diz respeito à forma pela qual são executadas as atividades na administração pública ou particular. De um lado, a crítica negativa que se faz ao termo “burocracia” na atualidade diz respeito ao excesso de formalismo* e de regras que travam e atrasam as ações das instituições. Por outro, reconhece-se que a burocracia é necessária para o bom desempenho da Administração Pública, pois, quanto mais se resguarda por normas de gestão do que é público, mais seguras são as transações. É difícil de se imaginar, por exemplo, a aplicação de verbas do poder executivo sem o amparo de diretrizes técnicas de seu uso.

*Formalismo. 1. […]. 2. Rigor excessivo no cumprimento e cobrança de regras e formalidades. 3. Na Ética, característica própria das doutrinas que consideram a ideia de obediência ao dever como princípio fundamental da moralidade. (Dicionário Aulete)
(Adriano Curado. Burocracia – o que é, história, Max Weber e burocracia no Brasil. https://conhecimentocientifico.r7, 04.07.2019. Adaptado)

Texto 2

O sociólogo alemão Max Weber recomendou a burocracia como o melhor caminho para as grandes organizações manterem a ordem e maximizarem a eficiência. Dentre as vantagens, a estrutura hierárquica assegura que os funcionários tenham tarefas definidas. A “cadeia de comando” clara permite o monitoramento do desempenho da organização. Outra vantagem é a natureza impessoal da burocracia, que é uma característica frequentemente criticada, mas se trata de uma “frieza” necessária. A aplicação de regras impessoais reduz as chances de pessoas receberem tratamento mais favorável do que outras, garantindo a não influência de amizades nas decisões.

No entanto, na prática, as burocracias muitas vezes não conseguem atingir o ideal de serem eficientes. Devido às suas regras rígidas – como o estabelecimento de prazos e a papelada excessiva –, as burocracias são frequentemente lentas para responder a situações inesperadas – como as oscilações do mercado financeiro – ou adaptarem-se às mudanças nas condições sociais. Ademais, os funcionários, quando deixados sem opções para adaptar as regras, podem se tornar indiferentes às necessidades das pessoas que lidam com eles.

(Burocracia: Definição, Exemplos, Prós e Contras. https://escolaeducacao.com.br, 07.03.2019. Adaptado)

Texto 3

Na administração pública, conforme o princípio da legalidade, o agente público somente pode fazer aquilo que está previsto em lei. Considerando esse contexto, em uma pesquisa realizada com servidores públicos de uma Universidade Federal brasileira, perguntou-se sobre as principais reclamações deles sobre o modelo burocrático (por exemplo, morosidade, enrijecimento dos processos) e sobre a necessidade de existência da estrutura burocrática. Um dos entrevistados declarou: “Eu acredito que a burocracia é necessária, porque ela busca um padrão que tenta uniformizar os processos.

as, é claro, tem que ser revisto até onde ela começa a atrapalhar o foco do serviço, que é o atendimento ao usuário, no caso da gente do serviço público”.

A ideia de flexibilizar processos implica uma suposta contradição entre primar pelo formalismo e identificar situações em que é preciso atenuá-lo e flexibilizar os padrões para atender ao principal objetivo das atividades: o bem-estar do cidadão.

Em geral, a flexibilização é entendida pelos servidores entrevistados como um desvio do “correto”, isto é, do padrão, mas por meio dela se pode criar um novo padrão mais eficiente. A partir da necessidade de um usuário, deve-se perceber a necessidade coletiva e alterar o procedimento à luz da legislação vigente.

(Renata A. de Carvalho. Cultura Organizacional em instituições de ensino superior: do foco no cidadão ao cumprimento das normas.
https://ppgprofiap.ufersa.edu.br. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2019. Adaptado)

Texto 4

A burocracia é vista por muitos como um atraso em diversos procedimentos que, na visão das pessoas, poderiam ser executados rapidamente, sem contar os gastos que ela é capaz de causar. Contudo, muitas vezes, não somos capazes de perceber os pontos positivos que a burocracia traz, pois ela gera processos que instituem ordem na sociedade. Quando se compra uma casa, por exemplo, não se pode simplesmente pagar o valor devido ao proprietário atual e tomar posse do bem. É preciso obedecer a procedimentos específicos – como o registro da escritura em cartório – que irão assegurar a venda do imóvel, garantindo o direito de o novo dono usufruir do bem.

(Débora M. de Freitas. Burocracia: Quais seus pontos positivos e negativos?. https://medium.com, 08.06.2014. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

A burocracia no serviço público:
entre a necessidade de normas rígidas e a lentidão dos procedimentos


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

13 alunos compartilharam redações com notas superiores a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaVunesp

TexTo 1

A interação de crianças com a internet ocorre cada vez mais cedo e de forma ampla. Cerca de um terço dos usuários da rede no mundo é de crianças e adolescentes, segundo dados da pesquisa TIC Kids on-line, produzida pelo Comitê Gestor da Internet (CGO.br). Ao todo, 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos acessaram a internet em 2023. Entre as crianças de 9 a 10 anos, 68% disseram ter perfis em redes sociais.

“Importante destacar as oportunidades de aprendizado e entretenimento e acesso a direitos fundamentais dessa presença de crianças e adolescentes no ambiente digital, mas também os riscos de exploração, exposição e acesso a conteúdos ina propriados”, diz Maria Mello, coorden…

Texto 1

A adolescência consiste em uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual a perda da identidade infantil, oriunda das modificações corporais, cognitivas e das novas demandas sociais, implica a busca de uma nova identidade. Nessa etapa da vida humana, o indivíduo reconstrói seu universo interno na busca da identificação com novos ideais para a construção da sua subjetividade (ou seja, aquilo que diz respeito aos seus sentimentos, a sua opinião sobre diversos assuntos e a sua maneira de ver o mundo). Nessa busca, as referências desses adolescentes não são mais apenas os pais ou os cuidadores familiares, mas também personalidades impessoais, vindos da expansão tecnológica…

Texto I

A Inteligência Artificial Generativa é um ramo da inteligência artificial projetado para criar conteúdos, como textos, áudios, imagens, vídeos e até códigos de software. Essa tecnologia se baseia em modelos computacionais avançados, que aprendem padrões a partir de grandes volumes de dados. Inteligência Artificial Generativa No setor público, as ferramentas de IAG oferecem oportunidades para modernizar processos, como automação de tarefas repetitivas, redação de documentos e criação de materiais visuais. Contudo, sua adoção deve ser feita de forma criteriosa, garantindo que os benefícios superem os riscos e que o uso esteja alinhado com valores éticos e regulatórios.

https://www.gov.…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários