O ensino de língua estrangeira pautado no uso de modelos didáticos de gênero requer, primeiramente, cuidadosa seleção dos gêneros a serem trabalhados em sala de aula e, posteriormente, a transposição didática dos gêneros, ou seja, transformar um conhecimento científico em um conhecimento ensinável. Levando em consideração que tal transposição didática de um gênero se dá por meio de uma sequência didática, apresente quais são as quatro etapas de uma sequência didática e explique, em linhas gerais, o que precisa ser feito em cada etapa.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um professor da área de Psicologia, em todo período letivo, reprova 70% dos acadêmicos matriculados em sua disciplina. Alguns alunos se organizam e fazem uma reclamação formal para a coordenação do curso e para a pedagoga do campus alegando que o professor não entregava plano de ensino, cronograma de atividades e as provas sempre eram surpresa. A coordenadora do curso, em parceria com a pedagoga, foi investigar, via sistema Plano Individual de Trabalho, se as afirmações dos acadêmicos correspondiam à realidade, e constou que sim. Assim, a partir do caso apresentado, discorra a respeito das duas funções didáticas, convergentes para a realização do ensino e da aprendizagem, que esse professor …
O ensino de língua inglesa pautado em métodos pedagógicos tradicionais não tem dado conta do atual cenário de ensino. De acordo com Gallardo e Oliveira (2018), é imprescindível ao professor de língua inglesa dominar competências linguísticas e competências pedagógicas de forma que a formação crítica de tal professor seja eficaz. Explique o que vem a ser competência linguística e competência pedagógica no contexto de ensino de língua inglesa.
Imagine a seguinte situação hipotética:
A escola municipal que você leciona atende alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No ano letivo de 2023, a equipe diretiva e pedagógica implantou o planejamento docente articulado aos objetivos de aprendizagem delimitados pelo Referencial Curricular do Município. Além disso, a equipe pedagógica inseriu um novo item no planejamento do professor, denominado metodologia da mediação dialética, e solicitou que os professores trabalhassem com sequência didática. A equipe esclareceu que esse elemento auxiliará na legitimação da ação docente com vistas a melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 1º ao 5º ano.
Observada as demandas …



