Analise a seguinte situação: “Um professor observa que, em sua sala de aula do 7º ano, há alguns comportamentos que provocam risos entre os alunos, por exemplo, um deles se dirige ao colega dizendo: “Ô, cabeção, dá licença!” ou ainda, “Responde aí, zumbi”, “Abaixa a cabeça, escovão”, entre outras expressões desse tipo. Diante desses comportamentos, o professor considera isso normal e comum, tendo em vista a idade dos alunos e a descontração do ambiente que facilita a aprendizagem dos alunos”. Dada essa situação, informe como se denomina esse tipo de prática, quais são as suas consequências, qual é o papel da escola frente a essa prática e quais documentos escolares orientam as ações a serem tomadas pela escola.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Você é um professor de Educação Física em uma escola da cidade que recebeu um novo aluno, Pedro, o qual possui mobilidade reduzida devido a uma condição congênita. Pedro utiliza cadeira de rodas para se locomover e, por isso, enfrenta algumas limitações na participação em atividades físicas e esportivas tradicionais.
Com base no caso apresentado, responda ao que se pede:
a) descreva como você adaptaria as atividades para permitir que Pedro participe das aulas ativamente;
b) explique a importância do envolvimento de todos os alunos nessa adaptação e a importância da valorização das habilidades individuais de Pedro;
c) comente a respeito de como você conduziria atividades de sensibilização com…
O ensino de língua estrangeira pautado no uso de modelos didáticos de gênero requer, primeiramente, cuidadosa seleção dos gêneros a serem trabalhados em sala de aula e, posteriormente, a transposição didática dos gêneros, ou seja, transformar um conhecimento científico em um conhecimento ensinável. Levando em consideração que tal transposição didática de um gênero se dá por meio de uma sequência didática, apresente quais são as quatro etapas de uma sequência didática e explique, em linhas gerais, o que precisa ser feito em cada etapa.
Imagine a seguinte situação hipotética:
A escola municipal de educação infantil em que você trabalha, localizada no município de São José dos Pinhais (Paraná), no início do ano letivo de 2023, conforme definido em calendário escolar, promoveu a Semana Pedagógica com o objetivo de recepcionar três novos professores recém-contratados e promover reflexões sobre a prática pedagógica da instituição de ensino que atende creche e pré-escola. Nessa oportunidade, a equipe diretiva, pedagógica e o corpo docente trabalharam lado a lado nas atividades de planejamento, deixando os professores novatos a par da cultura da escola, ficando acordado que a organização do trabalho pedagógico passaria a ser paut…



