Semana de Governo Aberto
A Semana de Governo Aberto é um evento internacional anual promovido pela Open Government Partnership – OGP entre os 79 membros nacionais e 56 governos locais de todo o mundo. O evento tem como objetivo promover a pauta de Governo Aberto em parceria com a Sociedade Civil.
Em 2022, os três governos locais brasileiros membros da OGP Local (Santa Catarina, São Paulo e Osasco) se uniram à Controladoria Geral da União (CGU) para propor uma agenda conjunta de quatro dias (17 a 20 de maio) de discussões sobre: participação social, transparência, inovação e combate à corrupção.
https://www.gov.br/cgu/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/eventos/semana-de-governo-aberto (adaptado).
Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema:
Governo Aberto e o exercício do controle social
No seu texto, discorra sobre:
- O conceito e princípios de Governo aberto e sua importância para a promoção da transparência ativa. [Valor: 18,00 pontos]
- A relação entre a cultura da transparência fortalece o controle social. [Valor: 10,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho são resultado de contextos de trabalho em interação com o corpo e o aparato psíquico dos trabalhadores. Entre os contextos geradores de sofrimento, estão: (a) a falta de trabalho ou a ameaça de perda de emprego; (b) o trabalho desprovido de significação, sem suporte social, não reconhecido; (c) situações de fracassos, acidente de trabalho ou mudança na posição hierárquica; (d) ambientes que impossibilitam a comunicação espontânea, manifestação de insatisfações e sugestões dos trabalhadores em relação à organização; (e) fatores relacionados ao tempo, ao ritmo e ao turno de trabalho; (f) jor…
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com educação superior ganham, em média, 56% a mais que aquelas com somente ensino médio, o que melhora o poder de compra das famílias, aumenta a arrecadação tributária e inicia um ciclo de crescimento econômico. Com efeito, a educação superior constitui um motor para a prosperidade de uma nação, sendo, portanto, um investimento estratégico para o futuro econômico de qualquer país. Samuel Barros. O ensino superior e o desenvolvimento de uma sociedade justa.
In: Poder 360, out./2024 (com adaptações).
Recentemente, um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) constatou que as empresa…

Há dois mil anos, os romanos consolidaram as ideias de fronteira e lei como pilares de seu império. Além da lei e da fronteira, só existia a barbárie. Como lembra Umberto Eco, se lei e fronteira não são reconhecidas, então, não pode haver civitas — a cidadania. O longo período de trevas em que o mundo europeu mergulhou na Idade Média surgiu em decorrência do rompimento das fronteiras romanas e de suas leis. Só a lenta organização dos Estados europeus, forjando leis nacionais e desenhando fronteiras, recriou a civilização como a conhecemos, muitos séculos depois.
O mundo contemporâneo flexibilizou os limites que já não são quase visíveis fisicamente. Podemos cruzar de avião muitas fronteiras…



