A arte da gestão pública pode ser comparada à navegação marítima. Em um navio, o comandante define o rumo e a tripulação faz todos os ajustes necessários para o barco seguir a rota desejada. Na gestão pública, a agenda política define as prioridades e cabe aos gestores públicos executar tudo o que for necessário para traduzir essas prioridades em resultados efetivos para a população. E da mesma maneira que os marujos utilizam técnicas e máquinas para operar o navio, os gestores públicos precisam de metodologias e ferramentas para cumprir seu papel: formular, implementar e acompanhar as políticas públicas. É diante disso que se destaca uma metodologia em especial: o Ciclo PDCA.
(Disponível em: https://www.clp.org.br/ciclo-pdca-na-gestao-publica-como-definir-metas-e-alcancar-resultados. Acesso em: 02/01/2023.)
Inspirado no trecho anterior, disserte sobre a Metodologia PDCA, citando e definindo suas quatro etapas, com exemplos de sua utilização na administração pública; ao final, aponte qual etapa do PDCA representa o Plano Plurianual no ciclo orçamentário da administração pública brasileira. Redija um texto informativo, objetivo, coerente e coeso.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Gestão instala comitê para ampliar acesso à informação e transparência
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) inaugurou o Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC) ao realizar sua primeira reunião nesta quarta-feira (1/11). No encontro, o colegiado deu início à discussão do documento que fundamenta a Política de Gestão de Riscos do MGI. Na ocasião, também foram avaliadas ações referentes aos Planos de Gestão de Risco, o Programa Pró-Integridade e ao Plano de Dados Abertos do Ministério.
De acordo com o presidente do CITARC e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MGI, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, a instalaç…
Determinada autarquia, responsável por regular e fiscalizar a atuação profissional, vivencia uma alta demanda de trabalho devido ao número crescente de registros e denúncias recebidas; entretanto, não houve aumento do número de servidores. O ambiente organizacional é caracterizado por pressões para cumprir prazos; tensões entre a inflexibilidade das regras, normas e procedimentos impostos pela organização e falta de autonomia ou controle dos servidores para realizar suas atividades; falta de reconhecimento no trabalho por parte dos colegas e pela organização; e conflitos interpessoais frequentes entre os servido res e aqueles com posições hierárquicas superiores. Considerando o caso hipotéti…
O Decreto no 9.203, de 2017, apresenta uma lista sintética de princípios e diretrizes de governança, definida a partir: i) das recomendações mais atuais de organizações internacionais especializadas no tema, em especial a OCDE e o Banco Mundial; ii) de referenciais de governança do Tribunal de Contas da União; e iii) de uma revisão da literatura especializada. A indicação de elementos abertos para auxiliar a atuação pública faz parte da tradição normativa brasileira. É o caso, por exemplo, dos princípios constitucionais que orientam a atividade administrativa – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Apesar de difundida, a aplicação desses princípios nem sempre perm…



