sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q194260 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Instituto ConsulplanVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SEAS RO - Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social
Cargo: Analista

A-+=
novo
Salvar em caderno (3)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto I

1. Erradicação da Pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Meta 1.1

Nações Unidas

Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$1,25 por dia.

Brasil

Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, medida como pessoas vivendo com menos de *PPC$3,20 per capita por dia.

*dólar na unidade monetária expressa pela paridade de poder de compra (PPC).

(Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods1.html.)

Texto II

Bom, é importante deixar claro que não há uma única definição de pobreza que seja universalmente aceita. Seu conceito depende dos valores de cada sociedade e é determinado conforme a lógica de cada país. Mas para traçar estratégias de combate, muitos governos e organismos internacionais adotam medidas baseadas nos rendimentos ou no poder de consumo de um indivíduo. Um dos indicadores mais conhecidos, desenvolvido pelo Banco Mundial, é o da linha da pobreza. Pelos critérios, são considerados extremamente pobres os indivíduos que dispõem de menos de US$ 1,90 por dia, ou cerca de 300 reais mensais em valores atuais. Pessoas com renda diária abaixo de US$ 5,50, aproximadamente, 875 reais por mês, também estão consideradas como em situação de pobreza.

Para a ONU, esses indicadores são importantes. Entretanto, a organização faz um adendo de que não somente a renda per capita diária e o acesso a serviços básicos são determinantes da pobreza, mas também aspectos como a fome, a discriminação e a exclusão social.

(Gabriela Sorice. Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/erradicacao-da-pobreza/.)

Texto III

Favelização

O cenário habitacional é um forte indício da condição de desigualdade. O aglomerado de casas, em grande parte construídas nos morros, contrasta com as mansões e as casas em condomínios fechados. Muitas vezes localizam-se muito próximas umas às outras, o que torna o contraste ainda mais chocante.

(Disponível em: https://www.todamateria.com.br/os-maiores-exemplos-de-desigualdade-social-no-brasil/.)

Texto IV

[…] ao erradicar a pobreza, a sociedade torna-se mais humana. Por exemplo, o ser humano que está em dia com suas necessidades primárias será capaz de se autodesenvolver, portanto, capaz de “produzir” seja bens de consumo ou até mesmo cultura, produção intelectual. Portanto, a *ODS 1 é responsável por “desencadear” as demais. Na verdade, os 17 objetivos da ONU está em constante conexão. Em nível global é necessário à inter-relação entre todas as ODS, pois elas fazem parte do desenvolvimento do homem como ser social, ou seja, pertencente ao meio e, como tal, integrante das mudanças, no curto e longo prazo.

*Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

(Cláudia Menezes, Gabriella Borges, Kerolayne Costa. Disponível em: https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/eventos/bisus/2-erradicacaoda-pobreza.pdf.)

Considerando os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

“Combate e erradicação da pobreza: objetivo, realidade ou utopia?”


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaInstituto Consulplan

Texto I

Fim da violência nas escolas ainda é desafio para o Brasil

Entre 2022 e 2023, 49 pessoas morreram, no Brasil, em ataques em ambiente escolar. A superação do problema está presente nos debates do Senado e já deu origem a normas como a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares (Lei nº 14.819/2024). Segundo Sérgio Senna, consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área Segurança Pública, é necessário criar uma rede nacional de enfrentamento ao preconceito e à violência na escola.

(Bianca Mingote. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: julho de 2024.)

Texto II

Pesquisa revela que 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência no…

Texto I

Considerando o impacto que já provoca na sociedade, diversas movimentações passaram a acontecer a fim de que tópicos específicos sobre a inovação fossem averiguados.

O uso da IA (inteligência artificial) em séries e filmes, por exemplo, tem sido uma questão pontuada por profissionais da área, sendo ainda destacada durante a greve de roteiristas e atores de Hollywood. Os principais questionamentos sobre o uso estão relacionados com a substituição do trabalho realizado por pessoas e o direito de uso de imagem.

Empresários e profissionais da área de tecnologia foram além ao pedir, em março de 2023, para que ocorresse uma pausa no desenvolvimento da ferramenta. Através de uma carta soli…

Texto I

Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?

Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.

Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.

No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários