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Q193231 | Engenharia Civil e Auditoria de Obras
Banca: Instituto ConsulpamVer cursos
Ano: 2014
Órgao: TCM-PA - Tribunal de Contas dos Municípios do Pará
Cargo: Engenheiro Civil

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“Na madrugada de 22 de fevereiro de 1998, um domingo de carnaval, parte do edifício Palace II, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, desabou, destruindo 44 apartamentos. […]

Construído pela Sersan, […] o prédio tinha graves defeitos de estrutura e acabamento e, por isso, havia sido interditado pela Defesa Civil. Apesar do risco, 30 moradores buscavam seus pertences quando aconteceu o desabamento. Oito pessoas morreram soterradas.”

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/06/09/defeitos-na-estrutura-deputado-cassado-e-moradores-desalojados-relembre-o-desabamento-do-palace-ii-no-rio-de-janeiro.ghtml

Considerando o texto precedente unicamente como motivador e sabendo que em obras de edificações, é comum a utilização de argamassa de concreto para a execução de peças/elementos estabelecidas no projeto estrutural, redija um texto dissertativo acerca dos cuidados a serem observados não apenas antes do lançamento do concreto, mas também durante o lançamento. Ao elaborar o seu texto, proponha soluções para a conscientização da população e profissionais de engenharia quanto à construção responsável. Ademais, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  1. especificações necessárias à compra do concreto usinado
  2. controle realizado no momento do recebimento na obra
  3. condições das fôrmas e armaduras para início dos serviços;
  4. altura da queda no lançamento do concreto.

 

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEngenharia Civil e Auditoria de Obras
BancaInstituto Consulpam

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Victor
Victor
Inscrito
2 anos atrás

Item 1 refere-se a NBR 7212, item 5:
5.1 Pedido do concreto

5.1.1 Pedido pela resistência característica do concreto à compressão
oconcreto deve ser solicitado especificando-se a resistência característica do concreto à compressão
na idade de controle, a classe de agressividade ambiental, a dimensão máxima característica do agre-
gado graúdo e a classe de consistência do concreto fresco (abatimento) ou classe de espalhamento no caso de concreto autoadensável no momento da entrega.

5.1.2 Pedido pelo consumo de cimento
o concreto deve ser solicitado especificando-se o consumo de cimento por metro cúbico de concreto,
a dimensão máxima característica do agregado graúdo e a classe de consistência do concreto fresco
(abatimento) ou classe de espalhamento no caso de concreto auto-adensável no momento de entrega.

5.1.3 Pedido pela composição do traço
o concreto deve ser solicitado informando as quantidades dos materiais componentes do concreto por
metro cúbico, incluindo-se aditivos, se for ocaso.

RESUMO:

  1. Pedido pela resistência característica do concreto à compressão
  • a resistência característica do concreto à compressão na idade de controle
  • classe de agressividade ambiental
  • dimensão máxima característica do agregado graúdo
  • classe de consistência do concreto fresco (abatimento) ou classe de espalhamento.
  1. Pedido pelo consumo de cimento
  • consumo de cimento por metro cúbico de concreto
  • dimensão máxima característica do agregado graúdo
  • classe de consistência do concreto fresco (abatimento) ou classe de espalhamento.
  1. Pedido pela composição do traço
  • as quantidades dos materiais componentes do concreto por metro cúbico, incluindo-se aditivos