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Q185650 | Informática
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2022
Órgao: DETRAN AP - Departamento Estadual de Trânsito do Amapá
Cargo: Analista de Tecnologia da Informação

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Uma organização necessita de um software para determinado setor que permita aos usuários criar seus próprios artefatos de software por meio de técnicas como low-code development ou no-code development.

Após uma reunião com a presença de gestores de vários setores, iniciou-se uma avaliação para decidir pela aquisição de um software de terceiros ou pelo desenvolvimento do próprio software.

Na possibilidade de aquisição do software de terceiros, a organização observou e analisou os Processos de Acordo na norma ABNT NBR ISO/IEC/IEEE 12207:2021. Após tal análise, optou-se por desenvolver seu próprio software utilizando sua equipe de Tecnologia da Informação (TI).

Para gestão e planejamento do projeto optou-se por utilizar o Scrum. Montou um Scrum Team com 10 pessoas, composto pelo Product Owner, pelo Scrum Master e por desenvolvedores (developers).

No levantamento e classificação de requisitos, optou-se pelo desenvolvimento de uma aplicação web utilizando os recursos da plataforma Java e pelo desenvolvimento utilizando o paradigma orientado a objetos. Para modelar os artefatos de software, optou-se pelo uso da UML 2.5.

Como o software utilizará arquitetura distribuída de microsserviços e frameworks como Spring e suas variantes, foram adotados protocolos de comunicação adequados baseados em troca mensagem.

Com base nas tecnologias e informações contidas no texto, faça o que se pede nos itens a seguir:

a. Explique a diferença entre Low-Code Development Platforms (LCDPs) e No-Code Development Platforms (NCDPs).
b. Explique resumidamente o propósito de cada um dos Processos de Acordo definidos na norma ABNT NBR ISO/IEC/IEEE 12207:2021.
c. Explique a relação do Product Owner com o Product Backlog.
d. Explique a relação do Scrum Team com Sprint Backlog.
e. Indique pelo menos dois servidores completos Java EE, que possuem container web e container EJB, e podem ser usados no caso apresentado.
f. Indique o diagrama da UML 2.5 que utiliza nós e artefatos para fornecer uma visão da topologia do hardware, mostrando quais elementos de software são implementados por quais elementos de hardware.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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