Uma organização necessita de um software para determinado setor que permita aos usuários criar seus próprios artefatos de software por meio de técnicas como low-code development ou no-code development.
Após uma reunião com a presença de gestores de vários setores, iniciou-se uma avaliação para decidir pela aquisição de um software de terceiros ou pelo desenvolvimento do próprio software.
Na possibilidade de aquisição do software de terceiros, a organização observou e analisou os Processos de Acordo na norma ABNT NBR ISO/IEC/IEEE 12207:2021. Após tal análise, optou-se por desenvolver seu próprio software utilizando sua equipe de Tecnologia da Informação (TI).
Para gestão e planejamento do projeto optou-se por utilizar o Scrum. Montou um Scrum Team com 10 pessoas, composto pelo Product Owner, pelo Scrum Master e por desenvolvedores (developers).
No levantamento e classificação de requisitos, optou-se pelo desenvolvimento de uma aplicação web utilizando os recursos da plataforma Java e pelo desenvolvimento utilizando o paradigma orientado a objetos. Para modelar os artefatos de software, optou-se pelo uso da UML 2.5.
Como o software utilizará arquitetura distribuída de microsserviços e frameworks como Spring e suas variantes, foram adotados protocolos de comunicação adequados baseados em troca mensagem.
Com base nas tecnologias e informações contidas no texto, faça o que se pede nos itens a seguir:
a. Explique a diferença entre Low-Code Development Platforms (LCDPs) e No-Code Development Platforms (NCDPs).
b. Explique resumidamente o propósito de cada um dos Processos de Acordo definidos na norma ABNT NBR ISO/IEC/IEEE 12207:2021.
c. Explique a relação do Product Owner com o Product Backlog.
d. Explique a relação do Scrum Team com Sprint Backlog.
e. Indique pelo menos dois servidores completos Java EE, que possuem container web e container EJB, e podem ser usados no caso apresentado.
f. Indique o diagrama da UML 2.5 que utiliza nós e artefatos para fornecer uma visão da topologia do hardware, mostrando quais elementos de software são implementados por quais elementos de hardware.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um analista pretende realizar a contagem de ponto por função de uma aplicação em um Tribunal de Contas para fins de estudos comparativos a respeito do uso de recursos adequados no desenvolvimento de um sistema.
Hipoteticamente, considere os tipos de funcionalidades e os níveis de complexidade correspondentes e demais dados a seguir:
– 2 Entradas Externas da alta complexidade (valor PF 6)
– 3 Entradas Externas de média complexidade (valor PF 4)
– 8 Entradas Externas de baixa complexidade (valor PF 3)
Um- 6 Saídas Externas de alta complexidade (valor PF 7)
– 2 Saída Externas de média complexidade (valor PF 5)
– 5 Saída Externa de baixa complexidade (valor PF 3)
…
Considere hipoteticamente que um Provedor de Serviços de TI fornecerá serviços de Infraestrutura de redes a um Tribunal, de acordo com as recomendações da ITIL v3 edição de 2011. Para o fornecimento do serviço foi assinado um documento formal entre o Tribunal e o Prestador de Serviços, no qual foram especificados os níveis de prestação de serviços.
Após a assinatura do documento, para instalar a infraestrutura de redes no Tribunal, um especialista em Tecnologia da Informação que trabalha no Provedor de Serviços de TI terá que criar as sub-redes mostradas na Figura abaixo, a partir da rede Classe C com IP 204.10.5.0/24.

Com base na análise das informações fornecidas, responda conforme se ped…
Em uma reunião do departamento de Tecnologia da Informação de uma organização, o gerente de projetos discorreu sobre o desenvolvimento de uma nova aplicação distribuída e escalável, que executará a partir da nuvem, utilizando microsserviços. Além disso, o gerente de projetos forneceu as seguintes informações. Os microsserviços serão implantados com auxílio de tecnologias de containers como Docker, Kubernetes e Rancher. Para criar os microsserviços, serão utilizados, dentre outros recursos, o Spring Cloud, que fornece uma série de ferramentas que facilitam a criação de aplicações distribuídas e escaláveis. Para manter a cultura de DevOps, serão utilizadas práticas de automação de infraestrut…



