O Departamento de Trânsito de determinado Estado da Federação publica um edital visando à realização de concurso público para o provimento de 100 cargos efetivos em diversas áreas. Dentre os itens do edital, há regras estabelecendo que:
I. há obrigatoriedade de o candidato ser brasileiro nato para o provimento dos cargos de analista.
II. apenas os atuais servidores ocupantes dos cargos de nível médio do próprio Departamento de Trânsito poderão participar da seleção para as vagas relativas aos cargos de nível superior.
III. não será permitida a participação de candidatos que estejam respondendo a inquérito ou ação penal.
IV. o limite de idade para os candidatos é de no máximo 30 anos, completos até a data da inscrição no concurso público.
Diante da situação hipotética acima mencionada e levando-se em conta a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, responda fundamentadamente:
a. É cabível a exigência de ser o candidato brasileiro nato para o cargo de analista?
b. É cabível a restrição imposta ao acesso aos cargos de nível superior?
c. É admissível o impedimento à participação de candidatos que estejam respondendo a inquérito ou ação penal?
d. É admissível a exigência de limite de idade formulada no edital?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo implantou ações afirmativas em seus concursos públicos com a reserva de vagas de 2% para pessoas trans.
Uma cidadã apresentou representação à ouvidoria da instituição, questionando a regularidade dessa destinação de vagas, fundamentada na afronta a Constituição Federal (artigos 19, inciso III e 37) e na falta de previsão na legislação orgânica da Defensoria Pública estadual.
Nesse sentido, apresente os possíveis argumentos jurídicos que podem ser aduzidos para defesa da regularidade dessa política de cotas para pessoas trans, trazendo, necessariamente, fundamentos relacionados à jurisprudência constitucional e as normas de nível constitucional.
Juliana estava grávida de seu segundo filho e teve uma gestação perfeitamente saudável com acompanhamento de pré-natal pelo SUS. Quando entrou em trabalho de parto, dirigiu-se imediatamente para o Hospital Público Estadual, denominado “Mater”, em Santana-AP, onde ficou aguardando horas para ser atendida e foi proibida de ter a companhia de seu marido como acompanhante.
Uma vez iniciado o atendimento, em razão da demora e da perda de líquido, manifestou desejo da realização de parto por cesariana, porém a médica plantonista decidiu que deveria ser realizado o parto normal. Durante o parto normal, a parturiente foi constantemente humilhada pela médica, bem como foram ministrados re…
A seguinte situação é apresentada:
Um grupo de vereadores, com forte apoio popular, encaminhou projeto de lei à respectiva Casa Legislativa promovendo o aumento da remuneração de todos os servidores públicos municipais.
O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Chefe do Poder Executivo em solenidade muito festiva, tornando-se, portanto, lei.
Pouco tempo depois, o Prefeito Municipal arrependeu-se de ter apoiado a iniciativa e solicitou à Procuradoria do Município que analisasse a possibilidade de não cumprir a lei.
À luz do exposto, responda de forma fundamentada:
a) A lei apresenta algum vício de inconstitucionalidade?
b) O Prefeito municipal pode deixar de cumpri…




