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Q183970 | Análise das Demonstrações Contábeis
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2022
Órgao: TCM-GO - Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás
Cargo: Analista de Controle Externo

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Um pesquisador obteve a patente de um aplicativo educacional e organizou a INOVA Ltda., exclusivamente, para comercializar até 6.000 licenças do referido aplicativo por mês. Durante junho de 2022, primeiro mês de operação da empresa, o aplicativo foi muito bem recebido no mercado e foram vendidas 4.000 unidades de licenças, mas INOVA Ltda. Não obteve o lucro operacional objetivado de R$ 20.000,00, conforme evidenciado na Demonstração do Resultado a seguir:

 

Após análise pormenorizada do resultado referente ao mês de junho de 2022, o gestor da INOVA Ltda. Concluiu que se a empresa aumentasse as despesas com propaganda da licença em R$ 7.000,00 por mês, o seu volume de vendas mensal aumentaria em 20%. Já os custos e despesas variáveis por unidade de licença, os custos fixos mensais e as demais despesas fixas mensais não seriam alteradas.

Com base nessas informações, pede-se:

  1. Calcule o Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC), em reais, e apresenta os cálculos que justifiquem a sua resposta. Em seguida, apresente a interpretação do PEC da INOVA Ltda., em reais.
  2. Calcule o Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE), em reais, e apresente os cálculos que justifiquem sua resposta. Em seguida, apresente a interpretação do PEE da INOVA Ltda., em reais.
  3. Calcule o Grau de Alavancagem Operacional (GAO), considerando o volume de vendas de 4.000 unidades de licenças, e apresente os cálculos que justifiquem a sua resposta. Em seguida, apresente a interpretação do GAO da INOVA Ltda., com base no volume de vendas de 4.000 unidades de licenças.
  4. Determine se a INOVA Ltda., deve ou não aumentar as despesas com propaganda da licença em R$ 7.000,00 por mês, considerando que o objetivo é maximizar o seu resultado operacional. Justifique a sua resposta.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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