TEXTO 1
MUNDO SE APROXIMA DA MARCA DE 5 BILHÕES DE USUÁRIOS DE INTERNET, 63% DA POPULAÇÃO
15/02/2022
Em 2022, os internautas vão ficar mais de 12,5 trilhões de horas online globalmente. Pouco mais de um terço do tempo conectado é gasto nas redes sociais.
O número de usuários ativos (os que acessam a rede regularmente) no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro, de acordo com o estudo Digital 2022: Global Overview Report, publicado pelo site Data Portal. Isso representa quase 63% da população do mundo.
Segundo o estudo, somente no ano passado, 192 milhões de pessoas se tornaram usuários da internet, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. O relatório ressalva, porém, que esse número pode ter sido maior ainda, uma vez que as restrições impostas pela pandemia da covid-19 têm dificultado a coleta de dados mais fidedignos.
O relatório aponta que, nos últimos dez anos, o número de internautas no mundo dobrou. Com isso, a quantidade de pessoas “desconectadas” à internet caiu pela primeira vez abaixo de 3 bilhões. Apesar do aumento da inclusão digital, somente na China, ainda há mais de 400 milhões de pessoas sem acesso à internet. No continente africano, são cerca de 840 milhões de pessoas que vivem offline. Os dados compilados pelo relatório apontam que um usuário típico de internet gasta atualmente quase 7 horas por dia online. Supondo que uma pessoa durma em média 7 a 8 horas por dia, o usuário típico passa agora mais de 40% do seu tempo ativo conectado à rede.
A quantidade de tempo que as pessoas passam online aumentou no ano passado em 4 minutos por dia. Parece um número insignificante, mas, somando todos os usuários de internet no mundo, esses 4 minutos a mais por dia corresponderam a 5 bilhões de dias adicionais de uso da internet em 2021. Ao todo, os internautas no mundo vão passar mais de 12,5 trilhões de horas online neste ano. De acordo com os dados compilados pelo relatório, o Brasil é um dos países onde as pessoas passam mais tempo na internet: 10 horas e 19 minutos por dia. Fica atrás apenas da África do Sul (10 horas e 56 minutos) e das Filipinas (10 horas e 27 minutos).
Outros dados do relatório mostram que há globalmente mais de 4,6 bilhões de usuários de mídia social. Esse número cresceu em média 12% ao ano na última década. Somente no ano passado, 424 milhões de pessoas passaram a acessar mídias sociais, o que representou uma média de mais de 1 milhão de novos usuários que aderiram às plataformas sociais a cada dia. Do tempo que os internautas passam online, em torno de 35% é dedicado às mídias sociais.



Motivado pela leitura dos textos de apoio, sem copiá-los ou parafraseá-los, redija um texto DISSERTATIVO que discuta a seguinte temática: O TEMPO UTILIZADO NA INTERNET É PREJUDICIAL PARA AS PESSOAS OU É UMA NECESSIDADE DO MUNDO CONTEMPORÂNEO?
Em sua dissertação, apresente posicionamento em relação ao tema proposto e sustente seu ponto de vista por meio de argumentos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A Terra está superaquecendo. De acordo com os dados da NASA, a temperatura média em 2020 superou de 1,02 grau aquela do período 1950-1980. O aquecimento global, além de provocar o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, desencadeia outras mudanças climáticas, como a desertificação e o aumento de fenômenos extremos, entre os quais furacões, inundações e incêndios: a alteração do clima pode causar danos incalculáveis.
A comunidade científica é unânime em atribuir a causa às emissões antropogênicas de gases de efeito estufa na atmosfera, em particular a partir da época da revolução industrial. O principal entre esses, o dióxido de carbono, provém em grande parte do setor…
Texto I
A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica “está ficando sem transformadores” devido à procura por IA
A rede elétrica está começando a sofrer. Não só pela eletrificação dos automóveis, mas também pela enorme procura de inteligência artificial. Elon Musk acredita que este é apenas o começo de uma iminente seca de eletricidade. “A IA ficará sem transformadores em 2025”, disse ele.
Elon Musk lidera a empresa de carros elétricos mais próspera do mundo, que agora está se voltando para a inteligência artificial. A Tesla, além de fabricantes de baterias, telhados solares e até caminhões elétricos, é uma empresa líder em adaptadores de energia. Sua rede de supera…
Texto I
Como identificar fake news: na dúvida, não compartilhe
Fake news são formas de desinformação estrategicamente disseminadas que ganharam impulso graças à internet
Com a revolução digital, houve um grande aumento da disseminação de noticias falsas (fake news). Para que esses conteúdos atinjam grande público, são usados algoritmos que aumentam seu alcance e repercussão. Além disso, as notícias falsas são compartilhadas com e por pessoas que já acreditam em determinadas ideias, o que torna ainda maior a chance de produzirem posicionamentos radicais entre as pessoas.
Por conta dessas características, a desinformação é estrategicamente usada como arma política na conquista de simpatizante…



