Redação Banco do Brasil (BB) – Veja os temas cobrados no último concurso do BB (2021)!

Professor Bruno Marques

Veja os temas que foram cobrados na redação do concurso do Banco do Brasil realizado em 2021 pela banca Cesgranrio.

Ao todo, o edital previa 4.480 vagas, sendo 2.240 vagas imediatas e mais 2.240 vagas para formação de um cadastro de reserva para a carreira de escriturário, que exige apenas o nível médio dos candidatos.

As vagas foram para todos os estados e as provas ocorreram em diversas cidades. Veja a divisão das vagas por estado:

  • Acre -40 vagas
  • Alagoas -São 18 vagas imediatas e 15 para cadastro de reserva
  • Amapá -28 vagas
  • Amazonas -30 vagas para início imediato e outras 23 para cadastro de reserva
  • Bahia -79 vagas para contratação imediata e outras 71 para formação de cadastro de reserva
  • Ceará – 37 vagas para contratação imediata e 28 para o cadastro de reserva
  • Distrito Federal -600 vagas para Brasília
  • Espírito Santo -26 vagas imediatas e 18 para cadastro de reserva
  • Goiás – 150 vagas
  • Maranhão -141 vagas
  • Mato Grosso do Sul -160 vagas
  • Pará -96 vagas
  • Paraíba -12 vagas imediatas para várias cidades, além de 6 no cadastro de reserva
  • Pernambuco – 76 vagas
  • Piauí -18 vagas
  • Rio de Janeiro -71 vagas
  • Rio Grande do Norte – 12 vagas imediatas e 6 para cadastro de reserva
  • Rio Grande do Sul -150 vagas
  • Roraima -14 vagas
  • São Paulo -927 vagas
  • Santa Catarina – 150 vagas
  • Sergipe- 100 vagas

Lembrando que eram para duas áreas diferentes, Agente de Tecnologia e Agente Comercial.

Qual o salário e benefícios do concurso do Banco do Brasil?

O salário inicial hoje é de R$3.622,23, para jornada de 30 horas semanais.

Além do salário há os seguintes benefícios:

  • Ajuda Alimentação/Auxílio-Refeição;
  • Assistência Médica;
  • Previdência Complementar;
  • BB Dental;
  • Ajuda Deslocamento Noturno;
  • Auxílio-Creche;
  • Auxílio Filho Portador de Deficiência;
  • Caixa Executivo Vantagem em Caráter Pessoal – LER;
  • Cesta Alimentação;
  • Indenização por Assalto;
  • Licença para Acompanhar Pessoa Enferma da Família (Lapef);
  • Licença-Prêmio;
  • Vale-Transporte;
  • Vantagem em Caráter Pessoal (VCP);
  • Vantagem em Caráter Pessoal (VCP) Acidente de Trabalho;
  • auxílio ao filho com deficiência;
  • dentre outras, conforme site do BB.

O que era previsto no edital do Banco do Brasil em relação a redação?

No último concurso para o Banco do Brasil, realizado pela Cesgranrio, houve a aplicação de provas objetivas (1ª Etapa), de carater eliminatório e classificatório, e a aplicação de prova de Redação (2ª Etapa), de caráter eliminatório.

Foram corrigidas as provas de redação do concurso do Banco do Brasil até o dobro do número de vagas e de cadastro de reservas.

Cabe lembrar que a redação do Banco do Brasil foi realizada no mesmo dia e horário da prova objetiva.

A estruturada da redação do concurso do BB deveria ser na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valeu 100,0 (cem) pontos.

Além disso, a redação do concurso foi avaliada conforme os seguinte critérios:

  1. adequação ao tema proposto;
  2. adequação ao tipo de texto solicitado;
  3. emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  4. capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
  5. pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

O edital previa, ainda, que seria atribuída nota zero a redação do concurso do Banco do Brasil que:

  1. fugisse ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo;
  2. fugisse ao tema proposto;
  3. apresentasse texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso);
  4. fosse assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do(a) candidato(a);
  5. fosse escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade.

Por fim, previa que seria eliminado o candidato que obtivesse nota inferior a 70,0 (setenta) pontos na prova de Redação do concurso do Banco do Brasil, ou seja, preciva tirar pelo menos 70% da nota.

Veja a análise do edital do Banco do Brasil com foco na discursiva

Assim, após conhecermos os pontos previstos no edital, vamos à análise das 4 (quatro) redações aplicadas no concurso do Banco do Brasil em 2021.

Tema 1

Enunciado

Utilize os fragmentos de texto a seguir como motivadores para a produção de sua redação. Não os copie.

Privacidade digital: eu não tenho nada a esconder

Fragmento I

Ao longo dos últimos 16 meses, enquanto venho debatendo sobre esse problema ao redor do mundo, toda vez me deparo com o mesmo argumento: “Eu não me preocupo muito sobre invasões de privacidade porque eu não tenho nada a esconder.” Minha reação também é sempre a mesma: ao pegar uma caneta e escrever meu endereço de e-mail num pedaço de papel, eu digo à pessoa “Aqui está meu endereço de e-mail. Agora eu quero que você me mande um e-mail com todas as suas senhas de todas as suas contas na internet. E não estou pedindo só as senhas das suas contas bonitinhas e respeitáveis que você utiliza no trabalho, mas TODAS as contas, porque eu quero poder fazer o que eu quiser com elas e ver tudo o que você estiver fazendo on-line, ler o que eu quiser ler e publicar o que eu julgar interessante. Até porque você não é uma pessoa má e, já que não está fazendo nada de errado, você não deve ter nada a esconder.” Nenhuma dessas pessoas me mandou o e-mail que pedi.

Glenn Greenwald em Por que privacidade importa? – TED Talk

Fragmento II

Mas falar que você não precisa ou não quer privacidade porque você não tem nada a esconder é assumir que ninguém deveria, ou poderia, esconder qualquer coisa — incluindo seu status de imigrante, histórico de desemprego, histórico financeiro, e histórico médico. Você estaria assumindo que ninguém, incluindo você mesmo, pode opor-se a revelar para qualquer pessoa informações sobre suas crenças religiosas, afiliações políticas e atividades sexuais, como se revelar esse tipo de informação fosse a mesma coisa do que revelar seus gostos musicais, filmes e livros prediletos.

Edward Snowden em Permanent Record.
Disponível em: <https://www.privacidade.digital/>. Acesso em: 15 jul. 2021.

A privacidade digital é o controle, pelo indivíduo, da disponibilidade de informações a seu respeito, relacionadas à navegação em sites de compartilhamento, redes sociais e comércio eletrônico.

Considerando a importância da segurança de dados para a vida dos cidadãos, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema:

Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital

Veja a resolução do tema no vídeo abaixo:

Tema 2

Enunciado

Reflita sobre as variáveis que podem contribuir para a elevação dos patamares de satisfação profissional e assim impactar os serviços prestados ao público por uma instituição como o Banco do Brasil.

Para situar a discussão, são oferecidos os fragmentos de textos abaixo, que têm o objetivo de subsidiar sua reflexão para a produção da redação. Não os copie.

Texto I

Ao notarem que a empresa se importa com o seu bem-estar, os colaboradores e times se sentem valorizados. Eles percebem que a organização não está se dedicando apenas ao crescimento dela, mas também ao seu pessoal. Tudo isso é um investimento no capital humano, além de gerar uma imagem positiva no mercado. As companhias que vêm priorizando o bem-estar estão, inclusive, se destacando como inovadoras.

Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021. Fragmento

Texto II

SISTEMA DE RECOMPENSAS E SATISFAÇÃO NO TRABALHO

As instituições precisam de pessoas preparadas, motivadas e satisfeitas para pôr em prática os objetivos estratégicos por elas definidos. Um dos maiores desafios da gestão de recursos humanos é conseguir maximizar o desempenho e a qualidade de vida dos seus colaboradores, porque deles depende o sucesso do negócio.

VARELA, S.H.V. Sistema de recompensas e satisfação no trabalho. Dissertação de Mestrado.
Disponível em: -%20SAMIRA%20VARELA%20-%20Vers%C3%A3o%20definitiva.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2021. Fragmento.

Texto III

Ao contrário do que se pensa, são as pessoas e não a tecnologia que geram capital nas empresas, pois, por meio de seus conhecimentos, habilidades e competências, são capazes de gerar bons resultados e podem fazer as organizações obterem mais lucro.

São as pessoas que gerenciam a tecnologia, se relacionam com o mercado e os clientes, ajudando a tornar a empresa competitiva.

Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2021. Fragmento.

Considerando as refl exões suscitadas pelos textos acima, elabore uma redação de caráter dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema:

A influência da satisfação no trabalho sobre o desempenho do funcionário

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (Exclusivo para assinantes)

Tema 3

Enunciado

Utilize o texto a seguir apenas como motivador para a produção de sua redação. Não o copie.

Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

11.1 Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas.

11.2 Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.

11.3 Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.

11.4 Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

11.5 Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e substancialmente diminuir as perdas econômicas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade.

11.6 Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2021. Adaptado.

Há preocupação de organizações mundiais, como a ONU, com o desenvolvimento de ideias e a implantação de ações que tornem o mundo mais sustentável, um lugar mais humano e saudável para viver. Essa preocupação com a sustentabilidade é urgente? Quais medidas seriam mais importantes de serem adotadas?

Escreva um texto claro e objetivo, de caráter dissertativo-argumentativo, explicitando seu ponto de vista sobre o seguinte tema:

O papel do cidadão no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (Exclusivo para assinantes)

Tema 4

Enunciado

Utilize o texto a seguir apenas como motivador para a produção de sua redação. Nenhum texto desta prova poderá ser copiado.

O grave efeito colateral da Covid na educação

Há um ano e meio, a pandemia do novo coronavírus deixa seu rastro na vida de todos nós. Também nos rouba o futuro, ao empurrar milhões de crianças e jovens para um prolongado compasso de espera. Esse é o efeito mais perverso de longo prazo da Covid-19, que ceifa o direito ao desenvolvimento pleno e à educação de uma geração inteira.

O retorno das atividades presenciais tem se dado de forma arrastada e desigual. Nesse cenário, o ensino remoto ainda é a única chance para que muitos alunos continuem estudando. No entanto, é preciso avançar em ritmo acelerado para garantir às escolas a conectividade que permita o acesso de qualidade às atividades. Sem aulas presenciais e sem conexão adequada, a aprendizagem dos estudantes poderá retroceder até quatro anos, segundo pesquisa.

As nossas crianças e jovens não podem esperar mais. É o futuro de cada um deles que está em risco. É o futuro do país que está em jogo.

MIZNE, Denis e SAAD, David. O grave efeito colateral da Covid na educação. Disponível em:
<https://www.cpp.org.br/informacao/ponto-vista/item/17096-o-grave-efeito-colateral-da-covid-naeducacao>. Acesso em: 20 jul. 2021. Adaptado.

No texto, discutem-se as dificuldades do ensino remoto no Brasil e a sua relação com a pandemia de Covid-19, pontuando que há um “efeito perverso de longo prazo da Covid-19, que ceifa o direito ao desenvolvimento pleno e à educação de uma geração inteira.”

Considerando as informações veiculadas no texto motivador, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema:

Efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (Exclusivo para assinantes)

Se você quer mandar bem na redação do próximo concurso do Banco do Brasil, matricule-se no Curso de Discursivas para o concurso.

Veja também três temas inéditos para a redação do Banco do Brasil.

 

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simoneelleres86
simoneelleres86
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1 ano atrás

Boa tarde! Em Breve estarei aqui de volta , para dar notícias do meu resultado.
Obrigada por explicar de forma simples, e passar realidade da prova , e segunça para quem vai realizar os testes.
Desde já , eu lhe agradeço..
Att: Simone Elleres.