O cirurgião-dentista desempenha um importante papel no diagnóstico e prevenção das doenças infectocontagiosas em um contexto de saúde pública, uma vez que diversas doenças transmissíveis apresentam manifestações orais. Com relação ao tema, analise atentamente o caso clínico apresentado.
Paciente do sexo masculino, 23 anos, sem histórico de doenças sistêmicas, não tabagista, apresenta-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com queixa de uma lesão em lábio superior que apareceu 15 dias após uma viagem de férias no carnaval e não cicatriza. Ao exame clínico, observa-se boa higiene oral e todos os dentes presentes. A lesão apresenta-se como uma úlcera de base clara e indolor. O paciente relata não ter sofrido nenhum trauma na região. O cirurgião-dentista plantonista referencia o paciente para a clínica médica sem realizar nenhuma prescrição ou tratamento.
Na consulta com o clínico, realizada 15 dias depois, a lesão inicial já havia desaparecido e o paciente apresentava febre, linfoadenopatia indolor, dor de garganta, mal-estar e erupção cutânea maculopapular difusa e indolor.
Diante do quadro apresentado, responda:
a) Qual o diagnóstico mais provável?
b) Qual o agente etiológico responsável pela doença?
c) Cite 1 teste de triagem inespecífico comumente utilizado nesses casos como forma de reforçar a hipótese diagnóstica.
d) Quais testes sorológicos específicos podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico?
e) Qual é o medicamento de primeira escolha no tratamento de pacientes que apresentem essa condição sem hipersensibilidade conhecida a nenhum medicamento?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O odontolegista, no processo de identificação de restos esqueléticos (crânio e mandíbula), tem o dever de conhecer e utilizar os dados objetivos da craniometria.
Em relação ao tem, responda ao que se pede.
a) Indique o nome e o número total (quantidade) de pontos ímpares existentes no neurocrânio e esplancnocrânio;
b) Indique o nome e o número total (quantidade) de pontos pares existentes no neurocrânio e esplancnocrânio;
c) Descreva, de forma ordenada, do ponto mais baixo para o mais para cima no eixo vertical, todos pontos medianos localizados no maciço facial (até a sutura frontonasal) indicando as suas respectivas posições anatômicas; e
d) Indique (nome) o ponto que está localizado no la…
O câncer de boca é um importante problema de saúde pública, no qual o Cirurgião Dentista exerce um papel de fundamental importância em termos de diagnóstico precoce dos casos.
Com relação ao tema responda aos itens a seguir.
a) Indique a lesão maligna mais prevalente em cavidade oral.
b) Cite 2 (dois) principais fatores de risco comportamentais associados ao desenvolvimento do câncer de boca.
c) Cite 2 (dois) principais sinais ou sintomas clínicos associados ao câncer oral.
d) Do ponto de vista histopatológico, indique a característica que sugere maior agressividade em uma lesão de carcinoma espinocelular.
Um paciente do sexo masculino, 73 anos de idade, portador de hipertensão arterial e tabagista leve (5 cigarros por dia) apresentou-se para avaliação inicial na Odontoclínica da PM-SP. Após a realização do exame periodontal completo e avaliação do exame periapical de todos os dentes presentes, observou-se a seguinte condição:
- Ausência dos elementos 31, 32, 41 e 42 extraídos recentemente por apresentarem mobilidade excessiva que comprometia a função.
- Ausência dos terceiros molares (18, 28, 38 e 48) extraídos pelo paciente na juventude por apresentarem-se semi-inclusos.
- Restaurações classe 1 em amálgama, nas faces oclusais dos molares.
- Índice de placa visível = 55%.
- Índice de sangramento à son…




A – Sífilis.
B – a sífilis é provocada por Treponema pallidum, um espiroqueta que não pode sobreviver muito tempo fora do corpo humano. Na sífilis sexualmente adquirida, T. pallidum entra pelas mucosas ou pela pele, alcança os linfonodos regionais dentro de horas e rapidamente se dissemina ao longo do corpo.
C – Sorologias reagínicas (reagina plasmática rápida [RPR] ou Venereal Disease Research Laboratory [ VDRL]) para exame de sangue e diagnóstico de infecções do sistema nervoso central.
D – Testes treponêmicos detectam anticorpos antitreponema de modo qualitativo e são muito específicos para a sífilis. Eles incluem: Teste de absorção de anticorpo treponêmico fluorescente (FTA-ABS)
Ensaio de micro-hemaglutinação para anticorpos contra T. pallidum (MHA-TP)
Ensaio de hemaglutinação para T. pallidum (TPHA)
Imunoensaio enzimático para T. pallidum (TP-EIA)
Imunoensaios por quimioluminescência (CLIA)
E – A penicilina G benzatina, 2,4 milhões de unidades, IM em dose única produz níveis séricos suficientemente altos por 2 semanas para curar sífilis primária, secundária e latente recente (< 1 ano). Doses de 1,2 milhões de unidades são geralmente administradas em cada nádega para que se reduzam as reações locais.