Leia o texto a seguir.
“A teoria ‘trilha-meta’ de liderança reconhece a relação existente entre liderança, motivação e poder. Ela procura explicar o impacto do comportamento do líder sobre a motivação, a satisfação e o desempenho dos membros do grupo. O comportamento do líder será aceitável para os liderados se for percebido como uma fonte de satisfação imediata ou instrumental à satisfação futura. Por outro lado, sempre haverá pressões e exigências ambientais sobre os liderados e sobre o líder em qualquer situação de grupo. O líder precisa ter certa flexibilidade para usar estilos diferentes, sem chegar a extremos de incongruência, desempenhando-os com comportamentos mais ou menos adequados resultantes de sua flexibilidade, motivação e experiência.”
(Adaptado de MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em
grupo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997)
Com base no trecho e nos seus conhecimentos prévios:
a) indique uma das variáveis a serem levadas em conta pelo líder na escolha de um estilo;
b) cite um estilo de liderança e descreva suas características em linhas gerais.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O direito à diferença e a educação intercultural.
“Somos todos iguais ou somos todos diferentes? Queremos ser iguais ou queremos ser diferentes? Na atualidade motiva-nos muito mais, em nossa conduta, em nossas expectativas de futuro e projetos de vida compartilhada, o direito de sermos pessoal e coletivamente diferentes uns dos outros”. Esse é o principal desafio de uma educação em perspectiva intercultural.
A primeira característica da interculturalidade é a promoção deliberada da interrelação entre os diferentes grupos culturais presentes na sociedade. Nesse sentido, essa perspectiva se opõe tanto às visões que defendem a afirmação radical de identidades culturais específicas (diferenciali…
Um artigo sobre os problemas da educação moderna apontou quatro grandes problemas:
1. Não permitir que o aluno vivencie para aprender.
2. Insistência na especialização e não no equilíbrio dos saberes.
3. Recusa em abrir caminho para as novas tecnologias.
4. Professor como o centro do aprendizado.
Faça um texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, expressando sua opinião sobre qual desses problemas é o mais grave e o modo de solucioná-lo. Dê especial atenção aos argumentos apresentados na defesa de seus pontos de vista.
Afinal, o que a escola deve ensinar?
São inúmeras e diversificadas as respostas dadas a essa pergunta. Alguns consideram o currículo escolar distante da realidade do mundo de hoje, outros acham mais importante preparar profissionalmente o aluno, outros pensam que muitas disciplinas deveriam ser eliminadas do currículo em prol de uma educação social que destacasse o convívio, os princípios da cidadania… Os professores, preparados especificamente para o ensino de sua disciplina se veem parcialmente desprezados com a desvalorização de seus conteúdos… Afinal, o que a escola deve ensinar?
Diga o que pensa do tema proposto, em texto dissertativo-argumentativo, redigido em língua culta,…



