Denise é psicóloga comportamental e foi acionada por Alice, psicóloga especializada em terapia de família e sua colega de universidade, para atender o adolescente João, de 16 anos, que está apresentando sintomas depressivos. Apesar de Alice estar atendendo ao núcleo familiar do rapaz, ela considera que João responderá melhor à abordagem comportamental.
Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a atitude de Alice está correta ou não? Justifique.
Cite as hipóteses em que o psicólogo pode intervir na prestação de serviços psicológicos efetuados por outro profissional.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa de sorvetes Iglu, objetivando aumento de lucratividade, resolveu fazer um redesenho de seus cargos. Como consequência imediata, houve dispensa de vários funcionários, e os que permaneceram precisaram assumir um número maior de atribuições. A equipe de vendas, em especial, ficou bem prejudicada, pois cada vendedor precisou ampliar sua região de atuação. Nem sempre, devido à quantidade de clientes a ser visitados, a agenda da semana é cumprida. A gerência superior os tem pressionado para que atinjam as metas estipuladas, e não pretende ampliar o quadro, apesar das solicitações apresentadas nas reuniões semanais. É uma situação difícil, e os envolvidos já começam a dar sinais de estre…
As audiências concentradas são ações para a reavaliação da situação jurídica e psicossocial de crianças e adolescentes acolhidos, feitas a partir de orientação do CNJ e considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vale considerar que tanto o acolhimento institucional quanto o familiar são medidas protetivas de caráter excepcional e provisório, e que as audiências concentradas contam com a participação de todos os atores da rede de proteção envolvidos para que seja observado o melhor interesse da criança e do adolescente, inclusive a possibilidade de reintegração familiar ou a colocação em família substituta.
Diante disso, considere que Pedro, 7 anos, filho de Cristiane, 23 anos…
Josiane e Marcelo vivem em conjugalidade há seis anos. Durante toda a constância da união, a mulher foi vítima de agressões físicas pelo companheiro. Recentemente, Josiane realizou boletim de ocorrência e a dinâmica passou a ser acompanhada por processo no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM).
Em consonância com as disposições contidas na Lei Maria da Penha, quais podem ser as intervenções possíveis da equipe técnica, a serem realizadas com o agressor, no processo que tramita no JVDFM? De que forma a equipe deve apresentar suas considerações ao juiz?
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.



