Para a Valoração Econômica dos Recursos Ambientais (VERA), faz-se necessário observar a dimensão temporal do meio ambiente no que diz respeito ao seu uso no presente e uso no futuro. Uma das formas para essa valoração considera a seguinte expressão:
VERA = VUD + VUI + VO + VE
Onde suas parcelas são assim definidas:
- Valor de Uso Direto (VUD);
- Valor de Uso Indireto (VUI);
- Valor de Opção (VO);
- Valor de Existência (VE).
Para exemplificar esse método, pode-se considerar a queimada de uma floresta, onde é possível enquadrar cada um dos aspectos abaixo com as parcelas que fazem parte da VERA:
- Biodiversidade biológica;
- Madeira;
- Fauna e flora independentes do uso;
- Potencial futuro de utilização.
Pede-se:
a) A explicação da expressão da VERA, conforme abaixo:
i. Valor de Uso Direto;
ii. Valor de Uso Indireto;
iii. Valor de Opção;
iv. Valor de Existência.
b) O enquadramento dos aspectos considerados na queimada de uma floresta com as parcelas da expressão da VERA.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano. Isso resulta em 80 milhões de toneladas de resíduos a cada ano. Nesse cenário, o mais agravante é que apenas 4% desse volume é reaproveitado ou reciclado.”
https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/composta-mais/brasil-produz-80-milhoes-toneladas-de-residuos-solidos-todos-os-anos/
O descarte de todo esse volume gerado é desafiador. Por esse motivo, fora instituído o Plano Nacional de Recursos Sólidos, a fim de ameni…
A Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, com o propósito central de assegurar a sustentabilidade no uso da água. Seu objetivo principal é garantir, tanto para as gerações presentes quanto futuras, o acesso à água em quantidade e qualidade adequadas às diversas finalidades. Para isso, propõe-se a gestão racional e integrada dos recursos hídricos, contemplando inclusive o transporte aquaviário, como forma de fomentar o desenvolvimento econômico sustentável.
Nesse contexto, a Política Nacional enfatiza a relevância da prevenção e do enfrentamento de eventos hidrológicos extremos, sejam eles naturais ou causados pela exploração inadequada do me…



