Paciente negro de 30 anos de idade é atendido em pronto-socorro cardiológico com quadro de dispneia aos pequenos esforços de início há 3 dias, com piora no dia do atendimento. Relata dor precordial do tipo “rasgando” há 5 dias e, no momento, dor de leve intensidade (escala de dor 2/10). Ao exame físico inicial, apresenta: sopro diastólico em 2° espaço intercostal direito, presença de terceira bulha (B3), turgência jugular patológica, perfusão periférica lentificada e estertores crepitantes em bases pulmonares. PA:90/50mmHg, saturação periférica de O2: 89% , FC:110bpm. Eletrocardiograma sem sinais de isquemia miocárdica, enzimas cardíacas negativas. Foi realizado ecocardiograma transtorácico que evidenciou sinais de dissecção de aorta (região da raiz aorta), refluxo aórtico moderado/importante, dilatação moderada de VE e fração de ejeção de 35%. Considerando o quadro clínico apresentado:
1. descreva os possíveis achados clínicos (semiológicos) relacionados à valvopatia aguda desenvolvida pelo paciente;
2. explique a fisiopatologia da presença de terceira bulha para o caso clínico em questão;
3. cite pelo menos 3 dos critérios maiores de Framingham para avaliação diagnóstica da IC aguda;
4. indique qual é o perfil hemodinâmico do paciente;
5. faça uma prescrição inicial para a estabilização da IC aguda desse paciente;
6. cite quais classes de drogas devem ser prescritas após estabilização hemodinâmica do paciente com objetivo de redução da mortalidade cardiovascular.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A pancreatite aguda é uma patologia altamente prevalente. Estima-se que atualmente seja a principal causa gastrointestinal de hospitalização. A respeito dessa patologia, responda: Qual é a patogênese da pancreatite aguda? Quais são seus principais agentes etiológicos? Como é feito seu diagnóstico? Atualmente, como é classificada a pancreatite aguda quanto à sua gravidade? E quais são as principais bases para seu manejo?
O termo “hepatopatias” é bastante abrangente e indica qualquer patologia relacionada ao fígado. O que vai determinar se o benefício será de aposentadoria ou auxílio-doença é a gravidade, o estágio da doença e as consequências que ela gera na capacidade de trabalho. Com base no exposto, defina hepatopatia grave e cite: 3 causas etiológicas. Cite, ainda: 4 achados do quadro clínico; 2 achados laboratoriais e os cinco indicadores de gravidade do comprometimento funcional (classificação de child-turcotte-pugh).
O estresse é a maneira como o corpo reage diante de diferentes situações de grande esforço emocional. Os trabalhos mais estressantes envolvem bombeiros, militares, policiais, jornalistas, altos executivos, médicos, enfermeiros que trabalham em UTI e emergências, economistas e professores. Durante a jornada de trabalho, são inúmeras as situações vivenciadas que podem ser consideradas traumáticas e, consequentemente, impactar a saúde física e mental desses trabalhadores. Uma situação de trabalho ou relacionada ao trabalho estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, pode gerar uma resposta tardia conhecida como estado de estresse póstraumáti…



