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Q178598 | Engenharia Civil e Auditoria de Obras
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto20 linhas Resolução de Aluno +90%

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Uma obra pública de construção de escola pública municipal no município de Guarapari/ES foi licitada por meio de composições de custo oriundas da tabela referencial SINAPI e composições próprias, às quais fora aplicado o devido percentual de BDI (Bonificação e Despesas Indiretas).

 Durante a execução contratual, o engenheiro fiscal observou algumas inconsistências na composição do BDI referencial, que também foi adotado pela contratada. Além disso, notou a ausência de BDI diferenciado para alguns serviços da planilha orçamentária. A composição do BDI referencial é:

 

Parcela dos serviços que constam na faixa A da Curva ABC do orçamento:

A fim de aplicar corretamente o BDI no orçamento e evitar superfaturamento no contrato em análise, responda:

a) Cite as parcelas que devem constar no BDI e quais devem ser retiradas da composição apresentada (se houver);

b) Cite as parcelas que compõe o BDI diferenciado e qual a sua finalidade;

c) Cite o(s) serviço(s) da planilha que deve(m) possuir BDI diferenciado.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEngenharia Civil e Auditoria de Obras
BancaFGV

Foram realizados ensaios de caracterização em dois solos R e S, que apresentaram os seguintes resultados:

 

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R 75 35 40% 150 kPa
S 60 28 36% 100 kPa

 

Após esses ensaios iniciais, os solos R e S foram amolgados e foi adicionada água de modo que ambos ficassem com um teor de umidade de 50%.

Pede-se:

a) Determine o índice de consistência dos solos R e S no seu estado natural.

b) Como são classificados os solos R e S quanto à consistência em seu estado natural?

c) Determine o índice de consistência dos solos R e S após o amolgamento.

d)

O fiscal técnico de um contrato de projeto básico/executivo para a construção de uma edificação pública avaliou os projetos, o cronograma físico-financeiro e o orçamento de referência. O valor orçado da obra foi de R$ 30 milhões, sendo executada em 3 anos. Ao concluir sua avaliação, observou os seguintes pontos:

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“O Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano. Isso resulta em 80 milhões de toneladas de resíduos a cada ano. Nesse cenário, o mais agravante é que apenas 4% desse volume é reaproveitado ou reciclado.”

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marina_tormen
marina_tormen
Aluno
2 anos atrás

Eu tenho o modelo impresso de 30 linhas que sobrou do treino de CGE-SC, e como estou sem impressora, tentei usar o modo virtual de passar a limpo, achei bem mais complicado do que se eu tivesse as folhas de 20 linhas impressas. haha