Conforme consta da “Cartilha de segurança cibernética e riscos de TI para 2022”, na segurança cibernética e no gerenciamento de riscos de TI, os objetivos de confidencialidade, integridade e disponibilidade ampliaram-se para privacidade, segurança, confiabilidade e capacidade de sobrevivência. Além dos líderes de segurança e gerenciamento de riscos e líderes de negócios, há outras funções de TI envolvidas nessa iniciativa.
Há um crescente reconhecimento de que as empresas existem dentro da sociedade e são responsáveis pelos resultados que produzem, bons e ruins. Cibersegurança, risco cibernético, privacidade, gestão de continuidade de negócios, resiliência, segurança corporativa devem ser considerados no que se refere ao perfil de risco e de resiliência de organizações e a sua capacidade de continuar operando.
Internet: <www.cartilha.cert.br> (com adaptações).
Considerando que o texto precedente tem caráter motivador, redija um texto dissertativo sobre segurança de infraestrutura de rede. Ao elaborar seu texto, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre a solução Zero Trust Network Access (ZTNA) e seu objetivo. [valor: 3,20 pontos]
2 Explane sobre a solução Privileged Access Management (PAM) e seu objetivo. [valor: 3,10 pontos]
3 Comente sobre a solução Security Information and Event Management (SIEM) e seu objetivo. [valor: 3,20 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em março de 2023, os sistemas SCADA de uma usina geradora e distribuidora de energia elétrica foram paralisados por três horas, o que afetou diretamente a distribuição de energia em três grandes cidades da região Nordeste do Brasil. Após a constatação de que a interrupção havia sido causada pela execução de um arquivo binário malicioso em uma estação crítica, o qual se caracterizava por polimorfismo, execução fileless e forte ofuscação, a Polícia Federal foi acionada, tendo sido o setor de informática forense o responsável pela resposta ao incidente, ao qual coube identificar o comportamento do malware e indicar possíveis ligações com ameaças persistentes avançadas (APT), além de buscar iden…
Brasil vira alvo de ataque DDoS que transforma
roteadores em bots
Por: Da Redação da Abranet – 05/06/2024
O Brasil é um dos principais alvos de ataque do malware CatDDoS, que explora mais de 80 falhas de segurança em softwares de roteadores, equipamentos de rede, entre outros, para se infiltrar nos dispositivos vulneráveis, cooptá-los e transformá-los em bots que conduzem ataques de DDoS (distributed denial-of-service ou ataque de negação em serviço, em português). O alerta é da consultoria de segurança digital, Solo Network.
O malware tem como alvo provedores de serviços em nuvem, serviços de educação, pesquisa científica, transmissão de informações, administração pública, construção …
Em 28 de abril de 2021, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) sofreu um ataque cibernético atribuído ao grupo REvil. O ransomware criptografou arquivos e sistemas, deixando os serviços indisponíveis e interrompendo as atividades do tribunal. Os cibercriminosos exigiram um resgate de US$ 5 milhões para a liberação dos dados.

https://www.welivesecurity.com/br/2021/05/04/tj-rs-sofre-ataque-provocado-pelo-ransomware-revil/?utm_source=chatgpt.com
Consequências Imediatas
O ataque suspendeu os prazos de processos físicos e eletrônicos a partir de 28 de abril de 2021 e gerou a indisponibilidade de serviços como o sistema de gestão interna (GRP Thema) e o sistema de mediação e con…



