Lana, assistente social que trabalha na Vara da Infância e da Juventude, foi demandada para emitir um laudo e um parecer social sobre a situação Luigi e Rafael, um casal homoafetivo estrangeiro, ambos com 35 anos de idade, residentes na Itália, com trabalho e residência fixa, e que já estavam cadastrados no Cadastro Nacional de Adoção. Eles desejam adotar um casal de irmãos, de 4 e 6 anos de idade, que se encontram em abrigo institucional e que também constam do Cadastro Nacional de Adoção.
Considerando que o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) — cujos maiores beneficiários são as crianças e os adolescentes em acolhimento familiar e institucional, os quais aguardam o retorno à família de origem ou a adoção —, é focado na doutrina da proteção integral prevista na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), elabore um texto dissertativo, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir.
1 Comente as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente sobre o tema. [valor: 5,00 pontos]
2 Explique o papel da assistente social na situação hipotética apresentada. [valor: 3,00 pontos]
3 Discorra sobre os aspectos que a assistente social deve avaliar quando da elaboração do laudo social. [valor: 1,50 ponto]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Maria tem 94 anos de idade e reside sozinha em uma cidade do interior distante 493 km da capital de seu estado. Não há familiares residentes na sua cidade. Ela tem três netos: um reside na capital do estado, um fora do estado e outro no exterior. Maria é aposentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebe benefício de um salário mínimo. Ela necessita de cuidados qualificados, dada sua idade avançada e suas condições de saúde. Diante dessa situação, a família optou por levar Maria para a capital, onde reside um dos seus três netos, filhos de seu único filho, já falecido. Embora o neto de Maria residente na capital tivesse disponibilidade afetiva para a efetivação de vínculo e …
Cícero tem 81 anos de idade, é viúvo, mora sozinho em uma área rural e não tem rendimentos. Ele tem três netos e dois filhos, que o visitam eventualmente e o ajudam financeiramente de forma esporádica. Ele tem apresentado problemas de saúde e foi orientado por um médico local a procurar um serviço de emergência para internação.
Diante da situação hipotética apresentada e com base no que dispõe o Estatuto da Pessoa Idosa, redija um texto dissertativo acerca dos direitos de Cícero no que se refere à saúde. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Apresente o conceito de pessoa idosa conforme o referido estatuto. [valor: 1,00 ponto]
2 Discuta o papel da família, da sociedade e do Estado …
Embora a ciência tenha comprovado que, do ponto de vista biológico, não há raças, e, sim, uma única raça, a humana, os índices de desigualdades raciais tendem a revelar o quão distante as conclusões da ciência genética estão da realidade vivida pelas pessoas que carregam em seus corpos as marcas de ancestralidade africana. Em sociedades em que manifestações racistas convivem com o discurso da democracia racial, os mecanismos jurídicos que condenam tais atitudes não têm dado conta da magnitude do preconceito e da discriminação racial. Em todas as esferas da vida social, as populações negra e indígena são as que mais aparecem em desvantagens socioeconômicas e de representação em espaços de pod…



