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Q177425 | Engenharia Elétrica e Eletrônica
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2022
Órgao: TRT 8 - Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
Cargo: Analista Judiciário - TRT 8ª Região

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A empresa XYZ foi contratada para realizar o retrofit das instalações elétricas de uma edificação. O fiscal técnico do contrato, em vistoria de rotina, identificou que a empresa instalara os circuitos que alimentam aparelhos de ar-condicionado no quadro de distribuição A, enquanto os circuitos de tomadas de força e iluminação foram instalados no quadro de distribuição B.

Nos circuitos dos aparelhos de ar-condicionado, foram instalados disjuntores classe B e, nos circuitos de tomada de força, disjuntores classe C.

O eletricista, a fim de economizar material, passou 2 circuitos de tomadas, cada um com condutores de 2,5 mm² e um de ar-condicionado, com condutor de 16 mm², no mesmo eletroduto embutido, já que todos iriam para a mesma sala.

No relatório de inspeção, o fiscal técnico do contrato relata: “Não foram anotados problemas nas instalações descritas anteriormente, apenas questões relacionadas à falta de equipamentos de proteção individual (EPI) exigidos para serviços de manutenção em instalações elétricas energizadas, medidas essas que devem ser, segundo a norma, adotadas prioritariamente para a correta segurança dos profissionais envolvidos”.


Com base nessa situação hipotética, nas normas relacionadas às instalações elétricas de baixa tensão e à segurança em instalações, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma tecnicamente justificada, aos questionamentos que se seguem.

1 Os circuitos elétricos podem ser divididos em quadros de distribuição tal como na hipótese em questão? [valor: 1,50 ponto]
2 Os dispositivos de proteção foram corretamente selecionados? [valor: 2,00 pontos]
3 A distribuição dos circuitos para a mesma sala foi feita corretamente? [valor: 1,50 ponto]
4 A anotação do fiscal acerca das medidas de segurança para a manutenção em instalações elétricas energizadas está correta? [valor: 2,00 pontos]
5 Caso a empresa se negue a corrigir os problemas identificados pelo fiscal ou em caso de má conduta de profissional contratado pela empresa, que procedimentos o fiscal pode adotar? [valor: 2,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEngenharia Elétrica e Eletrônica
BancaCebraspe (Cespe)

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A ocorrência natural de descargas atmosféricas requer o uso de sistemas de proteção para preservar a integridade das instalações elétricas prediais, de seus equipamentos e das pessoas, sendo previstas, na norma ABNT:NBR 5419/2015, diretrizes para análise de risco e implantação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Nesse contexto, é essencial, para o projeto desses sistemas, conhecer o real efeito do SPDA, sua composição, seus aspectos construtivos e os eventuais estudos de projeto necessários à sua implantação.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito de SPDA. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.

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