No caso de determinado órgão público decidir licitar a execução de uma obra até o dia 1.º de abril de 2023, a administração pública poderá optar que a licitação seja regida pela Lei n.º 8.666/1993 ou pela Lei n.º 14.133/2021. Nesse período de transição, é necessário que se conheçam as diferenças do rito processual e dos elementos técnicos definidos em cada legislação, para evitar o cometimento de erros e a responsabilização dos gestores.
Considerando-se a importância de se atender as necessidades referidas no texto motivador, redija um texto dissertativo a respeito das diferenças do rito processual e dos elementos técnicos definidos em cada legislação para a licitação e a contratação de obras e serviços de engenharia. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos a seguir:
1 fases do processo licitatório após a entrega das propostas; [valor: 3,50 pontos]
2 regimes de execução e documentos técnicos necessários, conforme a Lei n.º 8.666/1993, para definir o objeto do contrato e seu valor, segundo cada regime; [valor: 2,00 pontos]
3 regimes de execução e documentos técnicos necessários, de acordo com a Lei n.º 14.133/2021, para definir o objeto do contrato e seu valor, conforme cada regime. [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Tribunal de Contas de determinado estado da Federação editou ato normativo com a seguinte redação:
Art. 1.º O Tribunal de Contas, no exercício do controle externo, poderá:
I – examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo poder público estadual;
II – sustar os contratos administrativos submetidos à sua apreciação.
Art. 2.º Os órgãos ou entidades públicas estaduais ficam obrigados a encaminhar cópia de edital de licitação já publicado, independentemente de prévia solicitação, para exame do Tribunal.
Art. 3.º As decisões do Tribunal de Contas que impliquem imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo judicial.
Art. 4º Nenhum dado gerado pel…
Em 2025, foi instaurado um procedimento interno no âmbito da Procuradoria do Ministério Público de Contas do Estado X, para apuração de supostas irregularidades em contratações e pagamentos de pessoal do Hospital em Saúde Animal do Estado X, uma empresa estatal. No procedimento, foi apurado o seguinte:
(a) havia sido realizada a contratação direta de empregados, em número correspondente a 30% dos empregos públicos vagos constantes do plano de cargos e salários da empresa estatal;
(b) haviam sido celebrados contratos de trabalho celetistas com servidores públicos estatutários, cedidos de secretarias do estado X, para o exercício de funções de direção no referido hospital, com previsão de paga…
Durante a realização de vistoria a uma ponte do município X, a defesa civil municipal identificou a presença de fissuras visíveis e risco de colapso, motivo por que emitiu um relatório técnico recomendando a imediata manutenção da ponte. Apesar da recomendação formal, o município X não adotou as providências no prazo adequado. Meses depois, durante o usual período de chuvas da região, o qual não foi mais chuvoso que o normal, a ponte desabou, causando prejuízos materiais e pessoais para os moradores que utilizavam a via diariamente. Um dos cidadãos afetados pelo desabamento ajuizou ação de indenização contra o município, alegando omissão específica na manutenção da obra pública. A defesa do …




Questão aplicada para a especialidade de engenharia civil