Baseados nos dois textos motivadores, desenvolva uma redação dissertativa-argumentativa que contemple a sindrome F.omo e a solidão na internet.
Texto motivador 1
A evolução tecnológica trouxe benefícios significativos para todas as esferas da vida humana. Entretanto, observou-se o aumento dos riscos do surgimento de diferentes desordens emocionais associadas ao mau uso das redes sociais. Uma delas é o F.oMo (fear of missing out) que, em português, pode ser entendido como o “medo de ficar de fora”.
O que é F.oMo?
Esse transtorno é mais comum na geração millennials, pois eles são mais propensos ao maior uso da internet. No entanto, querer saber sempre o que as outras pessoas estão fazendo pode trazer graves prejuízos à saúde emocional. A inveja provocada pelas postagens de amigos e colegas pode causar um forte impacto no estado psicológico do usuário. Isso gera sentimentos de inferioridade quando ele visualiza algo que gostaria de ter ou de fazer.
Ainda que os conteúdos postados em redes sociais, como Facebook e Instagram, nem sempre representam a realidade, a comparação pode gerar tristeza, baixa autoestima e pode até levar à depressão. Alguns desses aplicativos não mais disponibilizam o número de curtidas, exaramente para reduzir as publicações de quem se concentra na busca de “aprovação”.
O F.oMo também pode ser caracterizado pelo medo que a pessoa tem de perder alguma atualização ou evento. Isso faz com que ela se sinta obrigada a permanecer antenada o tempo todo. Com isso, ela passa a verificar as atualizações de seus contatos no trabalho, na escola, no trânsito, na meio da noite e durante as refeições.
Portanto, essa síndrome gera muita curiosidade em saber o que os contatos estão fazendo, vestindo, ouvindo, comentdo, os lugares que estão frequentando e, até mesmo, o que estão sentindo. Isso gera muito sofrimento porque, para se sentir igual ou melhor que os demais, o indivíduo não consegue sair da “roda do hamster digital”.
(Texto modificado especificamente para este concurso. Texto original está disponível em https://hospitalsantamonica.com.br/f-omo-fear-of-missing-out)
Texto motivador 2
As redes sociais aumentam a nossa solidão?
Nós nunca estivemos tão conectados. As redes sociais podem fortalecer relacionamentos preexistentes e permitir que novas conexões sejam estabelecidas. No entanto, o uso excessivo também pode nos fazer sentir mais sozinhos.
Na Espanha, 92% das pessoas têm um smartphone e o utilizam principalmente para se comunicar por mensagens instantâneas com aplicativos como o WhatsApp. Nós nos comunicamos mais com nossa família e amigos po mensagens instantâneas do que face a face. Na verdade, passamos cada vez mais tempo interagindo com a mídia digital. Apesar disso, uma em cada três pessoas se sente solitária.
A solidão indesejada tem consequências negaticas para o bem-estar e a saúde. Quando persistente, pode levar a mudanças negativas em nossas sistemas nervoso, imunológico e cardiovascular. A solidão indesejada pode até aumenter a risco de morte – na mesmo proporção que o fumo e mais do que a obesidade e a inatividade física.
Então, o contato a cara a cara é melhor que a comunicação virtual?
Um pilar essencial na felicidade são as relações sociais. As pessoas que têm mais interações sociais face a face estão mais satisfeitas e têm um melhor estado de saúde em comparação com aquelas com uma rede social limitada. Por outro lado, a comunicação através de plataforma digitais nos permite nos expressar e construir a comunidade, mas parece ter um efeito negativo no bem-estar das pessoas que não têm uma rede de apoio.
(Texto modificado especificamente para este concurso. Texto original está disponível em https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/2019/06/redes-sociais-aumentam-nossa-solidao.html)
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I: Cultura periférica é uma das mais relevantes nos últimos 20 anos. – Expoentes da dança e da música criadas nas periferias participarão de um evento no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para analisar essas expressões artísticas […]. No ano passado, quatro eventos do ciclo trataram dos temas literatura, teatro, produções audiovisuais e pixo/grafitti. Jornal da USP no Ar conversou com Helena Katz, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), crítica de dança e coordenadora do Centro de Estudos em Dança (CED), que fundou em 1986;[…]. De acordo com a professora Helena, é muito importante que a academia tenha aberto espaço para o campo …
60% dos trabalhadores informais no Brasil fazem “bicos” para sobreviver, diz estudo
De acordo com pesquisa, perfil do trabalhador informal é de homens pretos que trabalham com comércio; Norte e Nordeste lideram em quantidade de profissionais sem carteira assinada
Mais de 19,6 milhões de brasileiros sobrevivem com os trabalhos conhecidos como “bicos”, cerca de 60% do universo de 32,5 milhões de trabalhadores informais existentes no país. Os números são do estudo “Retrato do Trabalho Informal no Brasil: desafios e caminhos de solução”, divulgado pela Fundação Arymax e a B3 Social nesta quarta-feira (22) e conduzido pelo Instituto Veredas. A pesquisa parte da análise dos dados da PNAD Contínua …
A partir da leitura do texto motivador e com base em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal na língua portuguesa oficial do Brasil, com a finalidade de dar encaminhamentos para a solução de conflitos de relacionamento interpessoal na empresa.
Texto motivador – Relacionamento interpessoal
(Este texto foi adaptado especificamente para este concurso. Os textos originais estão disponíveis em
https://www.significados.com.br/relacionamento-interpessoal/ e https://www.sesirs.org.br/blog-sesi-saude/como-relacoes-interpessoais-afetam-saude-mental)
Conceito originado no âmbito da sociologia e psicologia, o relacionamento interpessoal tem como…



