Considere a situação a seguir:
Sem ordem judicial, a WhatHappen S.A., filial brasileira da empresa estrangeira Whatzap, divulgou ao dono da empresa OQ Ltda. mensagens trocadas pelos funcionários da empresa OQ Ltda em aplicativo específico de mensagens.
Ao ser questionada judicialmente por um dos empregados, o qual teve o conteúdo de suas comunicações privadas divulgadas sem o seu consentimento, a empresa WhatHappen S.A. alegou que:
- apenas as comunicações telefônicas necessitavam de ordem judicial ou consentimento para ser compartilhada, razão pela qual o compartilhamento de mensagens não representava ilícito; e
- por ser uma empresa estrangeira, não estaria sujeita à legislação brasileira, tampouco poderia sofrer sanções.
Tendo como base as regras previstas na Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, analise as alegações da Empresa WhatHappen S.A, respondendo necessariamente ao que se pede:
- A previsão de violação das comunicações telefônicas, previstas no art. 5º, inciso XII, abrange mensagens mantidas em redes sociais? Fundamente.
- A empresa WhatHappen S.A. estaria sujeita às sanções legais? Se sim, quais seriam? Fundamente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A crise do “welfare state” brasileiro se revela com a deterioração do estado de proteção social, agravada por políticas econômicas de austeridade e corte de gastos públicos, comprometendo a capacidade do estado de prover serviços básicos da população e, consequentemente, aumentando a desigualdade e a vulnerabilidade dessa mesma população. O SUS, por si, concebido para garantir o acesso aberto e gratuito à saúde, sofre com o subfinanciamento e a má gestão na sua esfera, irradiando efeitos negativos. A precarização do trabalho e as reformas na seguridade social atingem a desproteção social, impedindo a atenuação das desigualdades socioeconômicas. A falta de comunicações claras e eficazes entre…
Antônio, de 78 anos, aposentado e com mobilidade reduzida, reside com sua filha em imóvel próprio. Após um desentendimento familiar, ela passou a restringir o uso de seus bens e a impedi-lo de sair de casa, retendo seus documentos pessoais e o cartão bancário para controlar sua pensão. Antônio manifestou o desejo de continuar vivendo em seu lar, com apoio de cuidadores, mas a filha insiste em transferi-lo para uma instituição de longa permanência sem o seu consentimento.
Considerando a situação apresentada, responda de forma fundamentada:
- Quais direitos fundamentais e estatutários de Antônio foram violados, com base na Constituição Federal e no Estatuto da Pessoa Idosa?
- Quais medidas de pr…
Determinada norma constitucional de eficácia limitada e princípio programático, inserida na Constituição da República pela Emenda Constitucional nº X, dispôs sobre um direito fundamental que é benéfico a João, considerando a relação jurídica de natureza obrigacional que mantém com Pedro.
Por tal razão, João entende que essa norma deve ser observada. Pedro, por sua vez, defende que, em virtude das características da Emenda Constitucional nº X, que carece de regulamentação, a relação jurídica deveria ser regida pela Lei Federal nº Y, que fora editada em momento anterior ao da referida reforma constitucional e que regulamentara outra norma constitucional, sendo que esse comando legal, de conteú…



