Texto I
A etimologia da palavra trabalho para explicar comportamentos
sex, 17/07/2015 – 14:56
Por RDmaestri
Nas línguas latinas, a palavra trabalho (trabajo – es, travail – fr, lavoro – it) tem uma origem etimológica certa que vem de duas correntes, em português, espanhol e francês, ela tem sua origem no vocábulo latino “TRIPALIU”, que era nada mais nada menos que um instrumento de tortura formado por três paus que serviam para estripar os torturados. No italiano, que, por mais incrível que pareça, é o que mais foge da origem das outras, lavoro é associado a Fadica, ou seja, cansaço. No alemão, a palavra Arbeit, vem diretamente das palavras servidão ou escravidão.
Por outro lado, do inglês se têm três palavras para definir a mesma coisa, Work, Job e Labor, sendo que há inclusive para a palavra Work diferentes origens e diferentes significados, desde fazer algo, ou ação, do inglês arcaico, ou simplesmente fazer algo, do alemão arcaico. Já Job, bem mais recente, seria uma parte de um trabalho, algo como um serviço de um temporário, a terceira palavra, Labor, tem origem no latim, laborem, que carrega um sentido mais pesado de esforço, dor e fadiga.
Como podemos ver, os povos latinos acham o trabalho uma verdadeira tortura e associam como uma forma de os aristocratas obrigarem os escravos a trabalharem. Para os germânicos, o trabalho é quase uma servidão, algo obrigatório ao escravo ou servo.
Produção textual
Todo trabalho é uma atividade, mental ou física, que produz bens ou serviços, portanto, é uma atividade produtiva. As pessoas, de modo geral, têm uma relação ambígua com o trabalho que exercem: nem sempre o consideram estritamente sob um ângulo positivo, embora desejem tê-lo.
Contudo, para que seja fonte de crescimento para o profissional e a empresa, é preciso harmonizar os interesses de ambos, evitando adoecimento físico e/ou emocional.
De que maneira isso seria possível?
Que competências e/ou habilidades, contemporaneamente, são cruciais para que se alcancem os objetivos tanto no âmbito pessoal quanto no profissional?
Em texto argumentativo bem estruturado, discuta a afirmação acima e proponha respostas para as questões apresentadas.
Dê um título ao seu texto.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
“Sempre fui um defensor do politicamente correto. Algumas mudanças na ética verbal, porém, me parecem contraproducentes. Em certo momento dos anos 90, “favela” virou “comunidade”. “Favelado” era um termo pejorativo e é compreensível que os moradores destas áreas não quisessem ser chamados assim, mas mudar para “morador de comunidade”, embora amacie na semântica, não leva água encanada, esgoto e luz para ninguém. Pelo contrário.”
Texto 2

Disponível em: https://cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com/2015/07/13/politicamente-correto-armandinho-tirinha-de-alexandre-beck/ Acesso em: 23 set. 2022.
Após a leitura dos textos e refletin…
Texto I
O Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, denunciou um homem por agressão física contra sua companheira em Ananindeua. A mulher não resistiu e faleceu dias após o ato de violência.
O Ministério Público também requer toda a documentação de antecedentes criminais expedida pela Segurança Pública do Estado do Pará, nas Varas Criminal e da Infância e Juventude. O prontuário médico e exame de necropsia da vítima também foram solicitados, junto com o testemunho do médico que atestou o óbito. Todos os documentos e provas recolhidas serão apresentados na audiência para julgamento do caso, que ainda será agendada.

Texto I
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;
(…)
Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:
III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;
Fonte: Constituição Federal de 1988
Texto II
Rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais (2015)
A cidade de Mariana e as regiões ao seu redor foram tomadas por um rastro de destruição com o rompimento das barragens do Fundão e de Santarém, ambas da mineradora Samarco. Em seu caminho…



