Texto I
Sobrecarga tecnológica
A presença de tecnologias faz com que as pessoas trabalhem mais e mais rapidamente. Com a sobrecarga de informações, múltiplas fontes de tecnologia produzem grandes quantidades de informações. Essa situação faz com que os trabalhadores se sintam compelidos a gerenciar e responder. Quando trabalhando à distância, muitos colaboradores relatam ter que monitorar e responder e-mails de trabalho, além de estar disponíveis por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp. Além disso os colaboradores percebem que o trabalho em casa passa a interferir em sua vida pessoal, pois os dispositivos usados para a comunicação privada são os mesmos utilizados para a comunicação de trabalho.
Adaptado de https://www.geovictoria.com/pt-br/o-que-e-o-tecnoestresse/. Acesso em 27/04/2021.
Texto II
Com um número maior de trabalhadores em sistema de home office ao redor do mundo, criar certos limites acaba sendo inevitável. Inclusive nas amizades. Você pode ficar muitas horas online, o que não significa que você está disponível no WhatsApp 24h por dia ou deseja contato com pessoas o tempo todo.
Adaptado de https://tecnoblog.net/348577/o-que-significa-disponivel-e-ocupado-no-whatsapp-recado/. Acesso em 27/04/2021.
A partir da leitura dos textos de apoio, elabore um texto dissertativo-argumentativo no qual você se posicione sobre o seguinte tema: O uso do Whatsapp nas relações empregatícias. Elabore seu texto apresentando fatos e argumentos que revelem sua opinião sobre os benefícios e/ou os malefícios da utilização desse aplicativo de mensagens no contexto trabalhista atual.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Metade dos trabalhadores aponta o dinheiro como maior causa de preocupação, diz pesquisa
Uma pesquisa da fintech Onze, em parceria com a Icatu, cedida com exclusividade ao G1, mostra que 49% dos entrevistados apontam o dinheiro como a principal fonte de preocupação. O número é maior que temas como saúde (19%), família (15%), trabalho (7%), violência (7%) e política (3%).
O estudo ouviu 8.701 pessoas, que são trabalhadores de carteira assinada (CLT), autônomos (MEI), desempregados, aposentados e funcionários públicos. Os dados revelaram um cenário crítico de falta de planejamento financeiro e sobrecarga emocional.
Dos entrevistados que assinalaram a preocupação com as finanças em prim…
Texto 1
Mudanças climáticas tornam eventos extremos mais frequentes
O coordenador geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, alerta que as mudanças climáticas estão tornando eventos extremos mais frequentes […]. “Os eventos extremos não podem ser atribuídos, cada um individualmente, às mudanças climáticas, mas o que pode ser atribuído às mudanças climáticas é o aumento da frequência deles. […] Nos últimos anos, os eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes. As mudanças climáticas influenciam de alguma forma tanto na intensidade quanto na frequência de ocorrências”, disse Seluchi…
Muitas pessoas defendem a ideia de que seria melhor viver em outra época: assim, alguns preferiam viver na pré-história, outros na Antiguidade ou na Idade Média, outros nos tempos coloniais e outros nos tempos modernos, cada um defendendo suas ideias com argumentos que apontam vantagens de um determinado momento.
O tema desta redação está centralizado em uma pergunta: Quais são as vantagens ou desvantagens de você viver na atualidade?
Expresse sua opinião a respeito num texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, dando especial atenção aos argumentos utilizados na defesa de suas opiniões.



