sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q149039 | Medicina
Banca: IBADEVer cursos
Ano: 2022
Órgao: Pref Joinville - Prefeitura Municipal de Joinville
Cargo: Médico
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Após a leitura dos textos motivadores, escolha um dos temas apresentados para fazer a sua Prova Discursiva-Redação.

Texto motivador nº 1

Carlos Vieira era um menino muito esperto que nasceu e cresceu numa cidade do interior e desde cedo acalentou o sonho de ser médico.

Seus pais, pequenos agricultores, acabaram mandando Carlos para a casa de uma tia, na capital do estado, minha cidade de origem, onde cursaria a tão desejada faculdade.

Carlos, como sempre, muito estudioso, seguia com destaque o seu curso, em mais uma instituição pública, o que era motivo de orgulho para toda a família. Eu o conhecera no baile de calouros e ficáramos amigos, na verdade, meio irmãos. Eu me encantei por João, nosso colega de turma. Éramos conhecidos como “o trio cabeça”, por colocarmos o estudo em primeiro lugar. Falávamos da importância da formação sólida, para bem exercermos nossa profissão. E mais, falávamos do quase dever de respondermos com responsabilidade, ética e generosidade à oportunidade que tivemos, socialmente falando, nós, oriundos de famílias de poucos recursos. Em discussões intermináveis com outros amigos, que se diziam inaptos a trabalharem no interior, listando razões como a dificuldade de se especializarem da forma como desejariam, nosso trio sedimentava a ideia de sair dali, talvez depois de uma residência médica.

Não passou muito tempo e estamos, agora, os quatro (a Lúcia também) morando em Divino, cidade no sul, que tem um satisfatório sistema educacional e médico. Sermos médicos de família é agora o nosso sonho…
Felizes para sempre?
JBR, 04/01/2022

Texto motivador nº 2

(…)
Criado em 1990, o SUS foi concebido para garantir acesso universal à população brasileira, mas, sofrendo de um crônico subfinanciamento associado a pouca eficiência no gasto público, ainda está abaixo da expectativa das quase 160 milhões de pessoas que dependem exclusivamente da rede pública para cuidar de sua saúde. Repetidas pesquisas de opinião apontam a saúde como principal problema a ser enfrentado pelos governantes. Apesar deste cenário, os números do SUS impressionam: são 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais realizados anualmente, 11,5 milhões de internações hospitalares e 530 milhões de consultas médicas (Departamento de Informática do SUS. Informações de saúde. http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0201, acessado em 21/Jan/2018). O SUS possui ainda programas de excelência reconhecidos mundialmente nas áreas de imunização, tratamento de HIV/aids e transplantes.
(…)
A Medicina de Família e Comunidade no Brasil ainda é exercida predominantemente na atenção primária à saúde do SUS. A especialidade foi reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica em 1981 (à época com o nome de Medicina Geral Comunitária), três anos após a Conferência de Alma-Ata (Cazaquistão), num contexto caracterizado pelo esforço de diversas nações e da Organização Mundial da Saúde na busca por saídas para a crise do modelo hegemônico de atenção à saúde, entendido como fragmentado, caro e ineficiente.

O Programa Saúde da Família (PSF), criado pelo Ministério da Saúde em 1994, pode ser considerado a resposta brasileira, no campo da política pública de saúde, às recomendações de Alma-Ata. Inicialmente, era seletivo e voltado às populações e regiões com maior risco e vulnerabilidade, depois, no entanto, ampliou seu escopo e, com a criação da Estratégia Saúde da Família (ESF), propôs-se a ser a porta de entrada do sistema e ofertar cuidados integrais em saúde a toda a população usuária do SUS.

Com a ESF, a atenção primária à saúde brasileira cresceu nas últimas duas décadas e hoje possui 42 mil unidades básicas de saúde (UBS) que cobrem 72% do território nacional. O formato de equipe mais encontrado – fomentado pelo Ministério da Saúde e que representa mais de 90% do total na atenção primária à saúde – é a equipe de saúde da família, formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em número menor, existem ainda as equipes “tradicionais” compostas por médicos clínicos, gineco-obstetras e pediatras, formato de equipe predominante no Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
(…)

Giliate Cardoso Coelho Neto, Valeska Holst Antunes e Aristides Oliveira. A prática da Medicina de Família e Comunidade no Brasil: contexto e perspectivas. Publicação em 10/01/2019.
https://www.scielo.br/j/csp/a/ BFkkdsWhgPyMjhSg84DVDnP/?lang=pt

Texto motivador nº 3

“A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades. Pode se materializar por meio de políticas, estratégias, ações e intervenções no meio com objetivo de atuar sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem, estudam, trabalham, entre outros. As ações de promoção da saúde são potencializadas por meio da articulação dos diferentes setores da saúde, além da articulação com outros setores. Essas articulações promovem a efetividade e sustentabilidade das ações ao longo do tempo, melhorando as condições de saúde das populações e dos territórios.”
https://aps.saude.gov.br/ape/promocaosaude

Depois de ler os três textos motivadores e, com base nos seus conhecimentos, produza um texto dissertativo, de 25 a 30 linhas, usando a norma padrão da Língua Portuguesa. Escolha um dos temas abaixo e não copie partes dos textos motivadores.

Tema 1
Ser médico de Família no Brasil: entre o sonho e a realidade.

Tema 2
A Medicina de Família e Comunidade e as estratégias de prevenção de doenças.


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaMedicina
BancaIBADE

Paciente feminina, de 22 anos de idade, tem diagnóstico há 1 ano e meio de Diabetes Mellitus tipo 1, em tratamento com insulinas Glargina e Glulisina, apresentando bom controle glicêmico de acordo com a monitorização das glicemias capilares e última HbA1c 6,3% (realizada 1 mês antes da consulta). A paciente procura seu endocrinologista por estar apresentando astenia intensa há aproximadamente 2 semanas, associada a emagrecimento e hipoglicemias frequentes, apesar de manter a mesma rotina de alimentação, atividades físicas, sono, atividades gerais, além de continuar aplicando as mesmas doses de insulina previamente prescritas.

Nega febre, sintomas respiratórios, estresse emocional, alteração …

Atualmente, com a velocidade de modificação nas abordagens do tumor renal, foi necessário o desenvolvimento de Sistemas de Nefrometria para predizer resultado pós-operatório e também as complicações na Nefrectomia Parcial. Em 2009 foi proposto o sistema R.E.N.A.L. Desenvolva explicação sobre o mesmo seus critérios e pontuações.

Em março de 2015 foi identificada uma nova epidemia no Nordeste do Brasil denominada infecção pelo vírus Zika (ZIKV). Inicialmente, associou-se a infecção materna pelo ZIKV ao nascimento de crianças com microcefalia. À medida em que as crianças afetadas pelo mesmo foram sendo acompanhadas, identificou-se a síndrome da Zika congênita (SZC).

Devido à variedade de manifestações, a SZC tem muita similaridade com os agentes infecciosos responsáveis pela Síndrome STORCH (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes simples). Portanto, alguns investigadores acreditam que o ZIKV poderá ser considerado um agente etiológico da síndrome STORCH.

Em relação às infecções congênitas causadas pe…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários