Estima-se que existam mais de 200 milhões de cães vivendo em abandono em todo o mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Um número que destaca a dimensão de um problema global que merece a atenção imediata de veterinários, de agências governamentais e de toda a população.
CFMV. 2019. Proteção Animal Mundial premia as melhores iniciativas
de cuidado com cães e gatos nas cidades da América Latina.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Controle populacional de cães e gatos
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) os principais impactos negativos da superpopulação de cães e gatos nos municípios do Brasil;
b) os principais métodos de controle populacional utilizados pelos municípios do Brasil, com suas vantagens e desvantagens; e
c) a importância da educação continuada em saúde e da guarda responsável para o controle populacional de cães e gatos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A raiva é considerada como uma das zoonoses de maior importância na saúde pública, não só por sua evolução drástica e letal, mas também por seu elevado custo social e econômico.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Situação da raiva no Brasil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) características do vírus, principais reservatórios e animais acometidos;
b) situação atual da raiva urbana, rural e silvestre no Brasil; e
c) diagnóstico da raiva em animais e principais for…
Nos últimos dois anos, o setor pet cresceu 30% e hoje fatura 50 bilhões de reais.
Até pouco tempo, o Brasil sequer figurava entre os dez principais mercados de produtos pet. Hoje, ocupa o sexto lugar e, em categorias como ração, só perde para os Estados Unidos em vendas. Nas contas da consultoria Euromonitor, só o varejo pet deverá movimentar 11 bilhões de dólares em 2026, alta de 70% sobre o volume atual de vendas.
“As mega pet shops estão trabalhando, inclusive, com adoção e oferecem todos os serviços. Elas foram inteligentes. Com a adoção, é um “ganha-ganha” para todo mundo. Ela cresce ao fazer isso. Ao invés de pegar um consumidor e continuar vendendo sem saber nada sobre ele, elas mantê…
Operação da Polícia Civil apreendeu mais de uma tonelada de alimentos ilegais em abril de 2022, entre eles carne de abate clandestino, em estabelecimentos de várias cidades do Mato Grosso do Sul. Entre as apreensões, havia carnes sem embalagem, bem como manteiga sem rótulo de procedência e sem identificação da data de fabricação e da data de validade.
Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A importância do médico-veterinário na inspeção de produtos de origem animal
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) o motivo de a…




