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Q147795 | Estatística
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Órgao: TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Cargo: Analista Judiciário - TJ DFT

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O número de chamadas telefônicas, por minuto, que chegam ao serviço de atendimento ao consumidor de uma sociedade empresária segue uma distribuição de Poisson com valor esperado λ . Tendo por base a contagem do número de chamadas em 60 intervalos de um minuto, selecionados ao acaso, foram contabilizadas 120 chamadas.

a) Sabendo-se que λ=X é o estimador de máxima verossimilhança de λ , qual a estimativa de máxima verossimilhança para a probabilidade de não haver chamadas num minuto? Considere e¹=3.
b) Determine um intervalo de confiança bilateral, aproximado pela distribuição normal, de 95% para o número médio de chamadas por minuto.
c) Os funcionários do serviço de atendimento ao consumidor afirmam que o número médio de chamadas por minuto é 2,5. Com base no intervalo de confiança obtido no item anterior, o que pode concluir sobre esta informação?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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