O sistema elétrico da figura abaixo é composto por um gerador, dois transformadores e uma linha de transmissão, alimentando uma carga. Nos terminais do gerador desse sistema, ocorre um curto-circuito trifásico simétrico. Nas condições de pré-falta, a tensão no barramento da carga e a potência de operação são, respectivamente, iguais a 15 kV e 30 MVA com fator de potência de 0,866 indutivo.

Pede-se:
a. Tensão, em p.u., na carga.
b. Potência, em p.u., na carga.
c. Corrente de base na carga.
d. Corrente, em p.u., na carga.
e. Corrente, em ampères, na carga.
f. Mudança de base do transformador T2.
g. Reatância, em p.u., da linha de transmissão.
h. Diagrama de Impedância do sistema.
i. Tensão nos terminais, em p.u., do gerador.
j. Corrente de falta, em p.u., no gerador.
Dados:
Gerador G: 60 MVA; 15 kV; X = 0,1 p.u.
Transformador T1: 60 MVA; 15 kV-150 kV; X = 0,2 p.u.
Transformador T2: 120 MVA; 150 kV-20 kV; X = 0,2 p.u.
Linha de Transmissão LT: j307,5 Ω
Carga fixa: 20 kV; 40 MVA
Bases: 60 MVA; 15 kV, relativo ao setor do gerador
Observação:
Considere a tensão de pré-falta na carga com ângulo zero (referência).
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um motor opera com a tensão nominal Vnom de 220 V CA e tolerância de 10%. Com base nesses dados, responda aos itens abaixo:
a) Determine as tensões máxima Vmáx e mínima Vmín que podem ser aplicadas a esse motor.
b) Se o motor operar a plena carga, ele poderia ser operado por meio de uma fonte de 210 V onde a tensão poderia sofrer variações de 10%. Por quê?
c) Se o motor operar a plena carga, ele poderia ser operado por meio de uma fonte de 210 V onde a tensão poderia sofrer variações de 10%. Por quê?
Analise as informações a seguir, obtidas em fontes ligadas ao setor elétrico Brasileiro.
Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou a Resolução Normativa (REN) nº 1.059/2023, responsável por regulamentar a Lei nº 14.300/2022 que instituiu o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS);
Além de modificar outras resoluções, ela altera a REN nº 1.000/2021 no que diz respeito à conexão e faturamento de centrais de micro e minigeração distribuída (MMGD) em sistemas de distribuição de eletricidade, além de aprimorar as regras …
A figura abaixo apresenta uma planta retangular de uma instalação elétrica com a localização das cargas a serem atendidas por uma subestação abaixadora de média para baixa tensão de onde saem os alimentadores de baixa tensão para o atendimento às cargas apontadas na planta. O projeto foi realizado, considerando como Procedimento Padrão na alocação da subestação, o posicionamento da SE junto à carga de maior potência (50 kW) voltada para as outras cargas, conforme a figura.

A fim de tomar esse procedimento como uma solução padrão para outras instalações semelhantes, foi realizado um estudo de caso para verificar se esse procedimento se mostra adequado.
Para isso pede-se:
a) Apresentar os cri…



