Segundo Thiago Barros, a difusão significa, acima de tudo, ações que visam divulgar, comunicar, tornar público etc. o acervo dos arquivos públicos. Busca aproximar as instituições arquivísticas públicas das sociedades que produziram os documentos, mediante vários recursos (Barros, 2020, p. 77).
BARROS, Thiago Henrique Bragato. Arquivos permanentes: aspectos iniciais de sua organização. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (orgs.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2020, p. 65-82.
Explicite como pode ser desenvolvida a função da difusão dos acervos e indique alguns desses recursos que podem ser explorados para tal. Complemente com exemplos.
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A avaliação é atividade fundamental da gestão documental, entendida como a análise e o estabelecimento de prazos de guarda e destinação final, e consiste em selecionar a documentação passível de recolhimento para a guarda permanente.
O Manual de Gestão Documental, como um dos instrumentos do Proname, especifica diretrizes, princípios e normas para a Gestão Documental, incluindo os procedimentos para a avaliação de documentos arquivísticos.
Com base nessas informações e sobre essa função arquivística, responda:
a) o que é a CPAD e quais são as suas atribuições;
b) qual deve ser a composição da CPAD;
c) quais são os critérios de avaliação de documentos;
d) quais os instrumentos de avaliação ut…
Segundo José Maria Jardim, a legislação arquivística é um dos fundamentos para a definição e a implementação de políticas públicas na área dos arquivos, por isso, tende a ser considerada o marco zero de uma nova era arquivística e, muitas vezes, é saudada com um caráter redentor (Jardim, 2003, p. 38).
JARDIM. José Maria. O inferno das boas intenções: legislação e políticas arquivísticas. In: MATTAR, Eliana (org.). Acesso à informação e política de arquivos. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2003, p. 37-45.
No entanto, as políticas públicas arquivísticas envolvem uma série de fatores e dependem de um conjunto de aspectos que, interligados, vão garantir a definição e a implementação de políti…



