A Constituição Federal de 1988 (CF) concebeu o Distrito Federal como um ente federativo híbrido, singular e com características específicas de ordem financeira e orçamentária, sendo uma delas a previsão de que compete à União organizar e manter a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, por meio de fundo próprio (inc. XIV do art. 24). Tal fundo,
denominado Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), foi instituído e regulamentado pela Lei n.º 10.633/2002. Por outro lado, a CF também estabeleceu que os membros das polícias militares e dos corpos de bombeiros são militares dos estados e do Distrito Federal e territórios (caput do art. 42) e, juntamente com os membros das polícias civis, são subordinados aos governadores dos estados e do Distrito Federal e territórios (§ 6.º do art. 144).
A respeito do processo orçamentário, financeiro e fiscalizatório do FCDF, atenda ao que se pede a seguir, considerando a legislação aplicável e, no que couber, a jurisprudência do Tribunal de Contas da União e do Supremo Tribunal Federal.
1 Defina fundos públicos e discorra acerca das suas principais características.
2 Explique a qual(is) tribunal(is) de contas compete fiscalizar a aplicação dos recursos repassados ao FCDF e apreciar, para fins de registro, a legalidade de admissões e concessões de aposentadorias, reformas e pensões relacionadas ao pessoal da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar custeado com recursos do FCDF.
3 Suponha que, no decorrer do exercício financeiro, a União tenha verificado risco de frustração de receita que poderia comprometer o cumprimento das metas fiscais, e que, em razão disso, o ministro da economia tenha editado ato de contingenciamento, limitando empenhos e movimentação financeira, inclusive dos recursos do FCDF. Acerca dessa situação hipotética, responda, justificadamente, se a providência adotada pelo ministro da economia foi acertada.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentando uma breve definição da LRF e os princípios em que ela se baseia [valor: 3,50 pontos]; os limites individuais para gasto com pessoal na União e nos estados para os Poderes Executivo, Legislativo (incluindo os tribunais de contas) e Judiciário [valor: 3,00 pontos]; e discorrendo sobre duas medidas para assegurar o controle da despesa total com pessoal no caso de atingimento do limite prudencial [valor: 3,50 pontos].
Durante uma auditoria de regularidade na Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizada em janeiro de 20×2, a equipe de fiscalização do Tribunal de Contas constatou os seguintes fatos, todos registrados como restos a pagar processados em 20X1:
I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 e pagos em janeiro de 20X2.
II Medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1, mas recebidos e pagos em janeiro de 20X2.
III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 e pagos também em dezembro de 20X1.
Ademais, embora não fosse o escopo inicial da auditoria, foi encontrado mais um fato:
IV as despesas relativas ao décimo terceiro salário dos servidores foram registradas como…
As seguintes situações se referem a determinado órgão público.
I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 serão pagos em janeiro de 20X2.
II Em janeiro de 20X2 serão recebidos e pagos os medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1.
III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 serão pagos também em dezembro de 20X1.
Tendo por base essas situações hipotéticas, responda ao que se pede a seguir.
- Conceitue restos a pagar e estabeleça a distinção entre os tipos existentes. [valor: 3,50 pontos]
- Cite para cada uma das três situações expostas no enunciado, em que situação as despesas se encontram: restos a pagar processados, não processados, despesas empenhadas,…



