O principal motor da economia do século XXI é o saber. A disputa, hoje em dia, é pela fronteira do conhecimento, o que faz as nações desenvolvidas voltarem suas atenções para debates acerca da Revolução 4.0, da Internet das Coisas, da nanotecnologia, do uso sustentável dos recursos naturais e da inteligência artificial. É urgente que a ciência e a tecnologia estejam no centro da estratégia de desenvolvimento de qualquer país.
Soraya Smaili, Flavia Calé e Odir Dellagostin. Valorizar a ciência e os pesquisadores.
In: O Estado de S.Paulo, 15/3/2022, p. A6 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
O CONHECIMENTO COMO A BASE DO DESENVOLVIMENTO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 conhecimento como motor do desenvolvimento tecnológico, econômico e social; [valor: 10,00 pontos]
2 educação de qualidade como premissa para o desenvolvimento; [valor: 10,00 pontos]
3 investimento brasileiro em ciência e tecnologia na atualidade. [valor: 8,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou recentemente a proposta de incrementar as investigações com inteligência artificial. A metodologia prevê ensinar um robô a fazer a leitura de dados específicos e os cruzamentos chave para a investigação.
O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, fraudes e crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdos dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
p…
A edição de 2024 da Pesquisa Retratos da Leitura — a mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro — informa que, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não leitores é maior que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro — impresso ou digital — de qualquer gênero.
Internet: <www.publishnews.com.br> (com adaptações).
A leitura é a chave para o conhecimento e o início do processo de compreensão do mundo e da importância das políticas públicas, assim como é fundamental para o aprimoramento da escrita. É um dir…



